4º Salão de Extensão da UFPel define plano institucional nessa área

26 de Abril de 2011

img_06321.JPG Foi aberto na noite desta segunda-feira(25) e se estende até quarta-feira, no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), o IV Salão de Extensão e Cultura – UFPel em Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com foco na criação, participação e compromisso. A partir das discussões promovidas durante o evento, será formatada, ao seu final, a Política de Extensão da Universidade.

Em seu pronunciamento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Ernani Ávila, afirmou que a institucionalização da política de extensão da UFPel resultará da soma de esforços de todas as partes envolvidas, em “literal cumplicidade entre a administração central e as unidades que compõem a academia”. Segundo ele, as políticas e os rumos da extensão universitária terão como base o tripé “conhecimento, criatividade e competência”.

De sua parte, o vice-reitor Manoel Luiz Brenner de Moraes, no exercício da reitoria, expressou sua grande expectativa com o avanço das atividades extensionistas. “O evento nos ajudará a desenhar caminhos novos e passar a trilhá-los”, enfatizou. O vice-reitor destacou o processo de interiorização da Universidade, através do Núcleo de Estudos Fronteiriços, em Santana do Livramento; do Núcleo de Pinheiro Machado, cujas atividades remetem à futura criação de um novo campus; e do Núcleo de Eldorado do Sul, atividade pioneira da UFPel, em fase de estruturação. “A Extensão deverá assumir um trabalho de extrema relevância nesse contexto”, opinou.

Na sequência das atividades, o diretor do Departamento de Extensão e Treinamento (Dext), professor João Nelci Brandalise, que, juntamente com o professor José Luiz de Pellegrin, coordena o grupo de professores que desde janeiro de 2009 atua na estruturação do plano de extensão da UFPel junto às unidades e centros acadêmicos, fez uma apresentação da proposta já construída e descreveu o plano estratégico para consolidar a institucionalização das atividades extensionistas.

A exposição incluiu o cenário externo, com a descrição das diretrizes, metas e mecanismos de controle que regem a extensão, em nível federal, bem como a grande expansão dos programas voltados a essa área, com volume de recursos cada vez mais expressivo. Em um dos exemplos citados, o Proext (Programa de Extensão Universitária), os recursos foram ampliados de R$ 220 mil, em 2007 – onde cada instituição podia inscrever dois programas e dois projetos –, para R$ 5,2 milhões, em 2011, com a possibilidade de inscrição de 28 programas e 21 projetos por parte de cada universidade.

Ao abordar o cenário interno, Brandalise lembrou os mais de 600 projetos de extensão inscritos ou em andamento na Universidade e o significativo número de 230 banners em exposição no saguão da Faem sobre atividades extensionistas conduzidas pelas unidades acadêmicas. Observou, porém, que as ações precisam ser despersonalizadas, ficando afeitas à unidade ou departamento como um todo, para que não sofram solução de continuidade na impossibilidade do titular.

grud.JPG Até quarta-feira, serão discutidos no evento todos os aspectos envolvidos na institucionalização da Política de Extensão da UFPel, como o papel do Estado e da Universidade, a Diversidade, a necessidade da criação de uma cultura de avaliação, entre outros. No final, a partir da construção do chamado Plano de Integração e Desenvolvimento Social Sustentável, deverá ser proposta a estrutura operacional, a criação de um conselho de extensão e de câmaras de extensão nas unidades acadêmicas e a formação de grupos de trabalho.

Durante o evento serão apresentados 242 trabalhos divididos em sete temáticas: Educação, Arte e Cultura; Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar; Promoção de Saúde; Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Agrário; Redução das Desigualdades Sociais e promoção da Inclusão Produtiva e; Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Confira a programação completa no endereço http://wp.ufpel.edu.br/salaoextensao. O Encerramento acontecerá no dia 27, às 20h, no auditório da Faem com a premiação dos banners vencedores em cada categoria e a apresentação do Quinteto Guitarreria.

Transporte para o evento

A Comissão Organizadora do IV Salão de Extensão, que se realiza até esta quarta-feira(27) na Faem, informa que estão sendo disponibilizados ônibus em dois horários adicionais, voltados ao público participante do evento. Às 17h sairá um veículo da Casa do Estudante com destino ao campus Capão do Leão, com retorno previsto para as 22h, no sentido Faem – Centro.