Primeira engenheira-agrícola do Brasil, formada na UFPel, assume cargo de forma inédita em Campinas

11 de Abril de 2011

A primeira engenheira-agrícola formada no Brasil, graduada na UFPel em 1977, é também a primeira mulher a dirigir o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico de Campinas. A pesquisadora científica Ila Maria Corrêa assumiu o cargo no dia 25 de março. Ela trabalha no IAC há 29 anos. Ingressou como estagiária do CEA em 1982 e em 1988 passou em concurso público para atuar como pesquisadora científica. Ila atua na área de ensaios e de segurança em máquinas agrícolas e também na utilização de biocombustível em motores. Ela possui mestrado em Máquinas Agrícolas pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).