Ministro da Saúde conhece projetos da UFPel e aceita convite para Aula Inaugural

30 de Março de 2011

reitor-e-ministro-da-saude.JPG O reitor da UFPel, professor Cesar Borges, foi recebido pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na última semana, em Brasília(DF). Na audiência, o reitor relatou detalhes sobre o andamento do projeto de Unidades Fronteiriças de Saúde (UFS), que a Universidade está implementando desde o ano passado em seis municípios da fronteira do Rio Grande do Sul, com o aval dos Ministérios do Planejamento e da Saúde.

Direcionadas a cidades de 50 a 200 mil habitantes, as UFS contemplam os municípios de Aceguá/Acegua, Barra do Quaraí e Quarai, Jaguarão/Rio Branco, Santa Vitória do Palmar/Chuí e Santana do Livramento/Rivera. De acordo com o projeto, as unidades prestarão atendimento a pacientes das duas cidades fronteiriças. Em cada uma delas, atuarão médicos residentes da Universidade, em quatro especialidades. Estuda-se também a prestação de serviço de atendimento domiciliar a pacientes com doenças crônicas e a criação de área de apoio psicológico a dependentes químicos.

Na audiência com Alexandre Padilha, Cesar Borges gestionou a doação pelo Ministério da Saúde de um Acelerador Linear, aparelho destinado ao atendimento de pacientes com câncer de Pelotas e região, orçado em R$ 2 milhões.

Aula Inaugural

O ministro da Saúde aceitou o convite para ministrar a Aula Inaugural do Curso de Especialização em Saúde da Família – Educação a Distância/UFPel, em data a ser confirmada. Na ocasião, Alexandre Padilha deverá inaugurar o Centro de Desenvolvimento Neuroinfantil, anexo ao Ambulatório da Faculdade de Medicina.

O Curso de Especialização em Saúde da Família é vinculado à Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), programa desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde. Na UFPel, conta com a coordenação do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina, através do professor Luiz Augusto Facchini e equipe.

Tendo como público-alvo médicos, enfermeiros e dentistas inseridos na Estratégia de Saúde da Família, com ênfase nos profissionais atuantes na metade sul do Rio Grande do Sul, o curso oferecerá 1.000 vagas nos próximos dois anos. O objetivo é a capacitação de profissionais de saúde da família do SUS, promovendo o aprimoramento da gestão e da organização dos serviços de Atenção Primária à Saúde, a qualificação da prática clínica, a institucionalização da avaliação e monitoramento em saúde, a cidadania e a participação social. Oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD), o curso permite aos inscritos o investimento na formação profissional sem afastamento da cidade-domicílio e do serviço. Todas as informações sobre o curso estão disponíveis no site www.unasus-ufpel.net.