Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Indicações Geográficas é tema de palestra de pesquisadora espanhola nesta terça(29) na Faem

28 de Março de 2011

A pesquisadora espanhola Encarnación Aguillar Criado realiza conferência, nesta terça-feira(29), às 14h, no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel), sobre os novos enfoques de desenvolvimento territorial e o papel das Indicações Geográficas.

O evento é voltado aos alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (PPGSPAF) e ao público em geral. A atividade contará com a participação dos professores José Marcos Froehlich e Vivien Diesel, do Programa de Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Encarnación Aguillar Criado realiza, de 18 a 31 deste mês, missão de trabalho de Projeto de Cooperação Capes – Dirección General de Universidades de España, dentro do projeto intitulado A Indicação Geográfica como Instrumento do Desenvolvimento Territorial, o qual integra o PPGSPAF e o Departamento de Antropologia Social da Universidade de Sevilha, tendo o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFSM como entidade parceira.

Esta experiência de cooperação se iniciou em 2009 e foi recentemente renovada por mais dois anos, completando um ciclo intenso de missões de trabalho e de estudo (doutorados sanduíches e pós-doutorados), cuja continuidade está prevista para até 2013. A coordenação do projeto pela parte brasileira e espanhola corre respectivamente a cargo do professor Flávio Sacco dos Anjos e de Encarnación Aguilar.

Encarnación Aguilar é professora catedrática do Departamento de Antropologia Social da Universidade de Sevilha, autora de diversos livros e artigos científicos sobre o tema da diferenciação de produtos agroalimentares, especialmente sobre a questão das denominações de orizem (azeites, jamones, queijos, vinhos), sendo uma especialista renomada sobre o tema dos novos enfoques do desenvolvimento territorial da Espanha levados a cabo pela União Europeia.

A missão que irá desenvolver no RS inclui visita à experiência do Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves), Centro de Agricultura Ecológica de Ipê, Quarta Colônia Italiana – Região de Santa Maria e à Reserva Ecológica do Taim para conhecer in loco a produção de Arroz Orgânico levada a cabo pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA) e a Associação dos Trabalhadores da Lavoura Arrozeira (ATLA). Na manhã de 29 de março está prevista uma reunião com a Reitoria para discutir a formalização de um convênio entre o Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar e o Depto. de Antropologia Social da Universidade de Sevilha.

Seção: Notícias