Docente da Odontologia recebe prêmio nos Estados Unidos

25 de Março de 2011

flavio_iadr.JPG O professor Flávio Demarco, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), recebeu, no dia 17 de março, durante a 89th General Session and Exhibition of the International Association for Dental Research, em San Diego, Califórnia, o prêmio William J. Gies pelo melhor trabalho publicado na área de Pesquisa Biológica em 2010 no Journal of Dental Research, o periódico mais importante da área de odontologia.

O artigo, intitulado “Dentin-derived BMP-2 and odontoblast differentiation”, de co-autoria do professor Flávio, faz parte da tese de doutorado do professor Luciano Casagrande (UFRGS) e foi desenvolvido durante período de pós-doutorado do professor Flávio na University of Michigan, sob orientação do professor Jacques Nör.

No estudo, os autores demonstraram que fatores de crescimento presentes na dentina podem direcionar a transformação de células-tronco em odontoblastos, sendo este achado importantíssimo em termos de possibilidades de terapias regenerativas pulpares por engenharia tecidual.

Destaca-se que o professor Jacques Nör, da University of Michigan, tem continuado a parceria de pesquisa com o PPGO por meio do Projeto Nanobiotecnologia, em conjunto com os Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Ciência e Engenharia de Materiais, procurando desenvolver novos produtos e técnicas para uso em terapias de engenharia tecidual. Link para acesso ao artigo: http://jdr.sagepub.com/content/89/6/603.abstract.