Área de Sementes da Faem promove curso de Boas Práticas de Laboratório

23 de Março de 2011

boas-praticas-de-laboratorio.jpg Foi realizado nos dias 16 e 17 deste mês, no Salão Nobre da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) o 1º Curso de Boas Práticas de Laboratório. A iniciativa foi da professora Dra. Maria Ângela André Tillmann, que atualmente coordena o Laboratório Didático de Análise de Sementes “Flávio Farias Rocha” (LDAS), integrante do curso PPG em Ciência e Tecnologia de Sementes. Conforme a coordenadora do Curso, Boas Práticas de Laboratório (BPL) e Sistema da Qualidade é algo já habitual em laboratórios há 15 anos, mas ainda não orientado em nossos cursos. Universidades como a UCS –Caxias do Sul já possuem como política a implementação de sistema da qualidade em seus laboratórios de ensino e pesquisa e a UFPel também caminha nesse sentido.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem exigido BPL ou Sistema da Qualidade para o credenciamento de laboratórios da área animal e vegetal e é fundamental que nossos alunos tenham conhecimento para atuar num mercado tão competitivo. Os palestrantes foram doutorandos do PPG em Ciência e Tecnologia de Sementes, que estão implementando o Sistema da Qualidade no LDAS, além do coordenador da Embrapa, o qual vem implementando este mesmo sistema em 23 laboratórios. A média de participantes foi de 75 alunos, entre os quais pós-graduandos e graduandos. Nesta primeira edição, o curso não foi aberto ao público externo, o que, dependendo da demanda verificada, poderá acontecer nas próximas oportunidades.