Professora do IFM participa de treinamento do European Southern Observatory

24 de Fevereiro de 2011

A professora do Instituto de Física e Matemática(IFM) Virgínia Mello Alves participou de treinamento dado pelo European Southern Observatory (ESO), na terça-feira, dia 22, no Instituto de Física da UFRGS. A docente explica que tendo o Brasil tornado-se membro do ESO no final do ano passado, serão disponibilizados para a comunidade de astrônomos brasileiros os telescópios, a infra-estrutura e a parceria em projetos.

A Sociedade Astronômica Brasileira, em conjunto com o Laboratório Nacional de Astrofísica e o ESO, organizou uma série de eventos estão sendo realizados em todo o país, com o intuito de preparar a próxima chamada de propostas para uso dos telescópios do ESO. O astrônomo do ESO Michael West esteve em Porto Alegre para apresentar as infra-estruturas disponíveis e as ferramentas de submissão de pedidos de tempo.

“A participação no ESO possibilitará um grande desenvolvimento da área da Astronomia no país, tanto academicamente como tecnologicamente”, avaliou Virgínia. A UFPel participa desta comunidade através do seu Grupo de Astrofísica.