Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Encontro na UFRGS discute Biotecnologia

21 de Fevereiro de 2011

Nesta segunda-feira (21), os coordenadores dos cursos de graduação em biotecnologia da UFPel, professor Tiago Collares, e da UFRGS, professora Irene Silveira Schrank, e o professor Andres Delgado Cañedo, da Unipampa, reúnem-se no Centro de Biotecnologia da UFRGS para traçar estratégias de ação na área da Biotecnologia.

Segundo Collares, é preciso estabelecer no país regras que amparem a criação de novos cursos de graduação em biotecnologia, com diretrizes curriculares, regulamentação da profissão e criação do Conselho Federal de Biotecnologia. A UFPel e a UFRGS desenvolvem biotecnologia há mais de 25 anos. “Temos um histórico importante e precisamos fortalecer um movimento junto ao Ministério da Educação e ao Ministério do Trabalho para promover o ambiente necessário de oportunidades aos egressos do estado e consequentemente de todo o País”, defendeu o coordenador da UFPel.

Os coordenadores de graduação em biotecnologia da rede pública e privada estão promovendo discussões simultâneas nas academias por todo o Brasil. A idéia é estabelecer uma comissão nacional para discussão da formação de recursos humanos em biotecnologia, que debata com o governo as reformas e os ajustes necessários para garantir a aceleração do desenvolvimento em biotecnologia no país e principalmente uma interface de comunicação entre os Ministérios de Ciência e Tecnologia, da Educação e do Trabalho.

Seção: Notícias