UFPel realiza ações rondonistas no interior do RN

31 de Janeiro de 2011

rondon-serido.jpg Coordenados pelos professores Taís Ferreira (Curso de Teatro) e Thiago Amorim (Curso de Dança), um grupo de sete alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está participando do Projeto Rondon 2011 na Operação Seridó, desenvolvendo inúmeras atividades no município de São Fernando (região do Seridó), em conjunto com outra equipe de alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

serido.jpg Com metade da operação cumprida exitosamente, de 23 a 30 de janeiro foram realizadas as seguintes oficinas: Capacitação em Informática, Humanização e Comunicação no Ambiente de Trabalho, Direitos Humanos e Trabalhistas, Sexualidade na adolescência, Saúde da Mulher, Dança, Teatro, Papel Machê e Fantoches, Pscicultura, Como Ampliar Vendas de Bordados, Experimentos em Ciências e Incentivo ao Uso da Biblioteca e Produção de Texto, entre outras.

serido-1.jpg Assim como estas atividades diversas outras ações também foram empreendidas em conjunto pelas duas equipes, como visitas de orientação aos produtores rurais da região, visitas e gravações de depoimentos de bordadeiras e artesãos, mutirão da dengue, reuniões com gestores públicos e agentes de saúde, atividades desportivas, cineclube, encontro com artistas locais e organização da mostra cultural.

serido-2.jpg Na semana que segue acontecerão o Fórum Rural, que atingirá comunidades do interior do município e o Fórum de Educação, voltado para professores, funcionários de escolas, pais, alunos do EM e merendeiras, entre tantas outras atividades planejadas.

As atividades desenvolvidas pela UFPel e UFMG no município de São Fernando durante a Operação Seridó do Projeto Rondon 2011 podem ser acessadas e acompanhas através do endereço eletrônico http://saofernandoprojetorondon.blogspot.com.

Fotos:
Oficina de Incentivo ao Uso da Biblioteca e Produção de Texto mobilizou crianças e adultos
Oficina de Fantoches com Papel Machê divertiu a criançada durante o período da manhã
Trabalho artesanal da Oficina de Dedoches resultou em diversão para a garotada do município
Visita e registro do trabalho artesanal das bordadeiras de São Fernando