UFPel envia apoio para Nova Friburgo

20 de Janeiro de 2011

A UFPel envia, nesta sexta-feira (21), apoio para a população de Nova Friburgo, uma das cidades mais castigadas pelas fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. A Universidade encaminhará uma ajuda diferente do socorro tradicional, que seria o envio de donativos. O professor Ney Bruck parte para a região para fazer um trabalho de Psicologia das Emergências.

psicologia-das-emergencia-ney-bruck.JPGO trabalho do professor se dará através de intervenções de compreensão, apoio e superação do trauma às vítimas e também aos profissionais e voluntários que trabalham na região. De acordo com o professor, o trauma faz a pessoa congelar as emoções e as experiências. “O trauma é uma experiência que explode a capacidade de suportar um revés, nos traz a perda de sentido, desorganização corporal e paralisação da consciência temporal”, disse.

Segundo o professor, cada desastre tem sua especificidade e, no caso das enchentes e deslizamentos no RJ, a população perdeu tudo o que lhe era familiar. “Toda a realidade e tudo o que elas construíram foram por água abaixo. Nosso objetivo é oferecer caminhos, sempre levando em conta a experiência e o contexto da situação”, disse.

Os primeiros auxílios psicológicos têm o objetivo de aliviar as manifestações sintomáticas e o sofrimento, reduzindo os sentimentos de anormalidade e de enfermidade. As técnicas que serão utilizadas propõem um projeto de vida para as vítimas. O trabalho será realizado em grupo, sendo que os casos mais graves terão atendimento individual.

O professor já trabalhou em outros eventos adversos como a enchente que atingiu Santa Catarina no final de 2008. Ney Bruck ficará até o dia 31 de janeiro em Nova Friburgo.

Currículo

Ney Bruck é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. Doutor em Psicologia das Emergências. Docente em cursos de primeiros auxílios psicológicos na área da Saúde (SAMU) e da Segurança Pública. Formação em Defesa Civil e Psicoterapeuta com formação em psicossomática e EMDR, método de eficácia reconhecida para o Estresse Pós-Traumático. Autor do livro Primeiros Auxílios Psicológicos – Angustia Pública e Psicologia das Emergências.