Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Rondonistas da UFPel pegam a estrada

18 de Janeiro de 2011

Duas equipes da UFPel que participam do Projeto Rondon 2011 embarcaram rumo ao Norte e Nordeste do País. Ao todo, 35 pessoas entre universitários e docentes desenvolverão atividades voluntárias em cidades com infraestrutura precária.

Na quinta-feira(13), embarcou o grupo da UFPel que participará da Operação Carajás. A equipe de 25 pessoas se dividirá em duas, uma atuará na cidade de Sapucaia, no Pará e a outra em Aragominas, no Tocantins. Em Sapucaia, o grupo desenvolverá um trabalho focado em comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho. Já a equipe de Aragominas atuará nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. O retorno do grupo está previsto para o dia 31 de janeiro.

No sábado (15), foi a vez da equipe que atuará na cidade de Matias Olímpio, no Piauí, dentro da Operação Zabelê. O grupo com 10 componentes desenvolverá atividades na região na área de comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho. O retorno está previsto para 1° de fevereiro.

Outra equipe da UFPel, que participará da Operação Seridó, no Rio Grande do Norte embarcará no dia 21 de janeiro para iniciar o trabalho na região.

Projeto Rondon

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto tem o objetivo de promover o bem-estar da população e aproximar os estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

Antes de participar das operações, alunos e professores das instituições de ensino superior submetem à Coordenação do Rondon os projetos que pretendem realizar tendo em vista as características de cada município. A escolha dos participantes somente é feita depois de verificada a existência de uma sintonia entre os projetos encaminhados e os dados da realidade de cada município.

A Operação Carajás abrange dez municípios do Pará e mais dez cidades do Tocantins, e contará com a supervisão logística do 52º Batalhão de Infantaria da Selva do Exército. Já a Operação Zabelê atuará em vinte cidades do estado do Piauí, sob a supervisão do 25º Batalhão de Caçadores do Exército. As atividades serão coordenadas pelo Ministério da Defesa.

Confira a relação dos Rondonistas da UFPel:

Projeto Rondon, Operação CARAJÁS (Sapucaia/Aragominas)

Paulo José Germany Gaiger - Docente

Cláudia Medeiros Centeno Gallo - Docente

Suzana Lanzetta - Docente

Thiago Colombo de Freitas - Docente

Marcelo Silva Barcellos

Gabriel Czermainski Corrêa

Tiago Matieski

Valentina Machado

Luiza Baggio

Ludmila Rocha de Oliveira

Willian Richter

Justino Afonso Cuadros Noble

Andressa da Silva Bitencourt

Gessi de Almeida Könzgen

Débora Regina Dias Macedo

Débora Itrieder Krung

Vângela Regina Martins de Paiva

Arnaldo Júnior de Lima Pilecco

José Daniel Telles dos Santos

Andriele Daiane Zdanski de Souza

Ângelo Niemczewski Bobrowski

Projeto Rondon, Operação ZABELÊ (Matias Olímpio)

Rogério da Silva Almeida - Docente

Laura Rudzewicz - Docente

Adriana Madeira Cabreira

Cintia Victória de Azambuja

Elisa Hoff

Henrique Oldoni

Letícia de Souza Soares

Lívia Gaspar Tosato

Luiz Gustavo Crochemore da Silva

Silviane Cocco Pesamosca

Seção: Notícias