Diretor de Avaliação da Capes palestra na UFPel

14 de Dezembro de 2010

_mg_3862.jpgO Diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professor Lívio Amaral, esteve nesta segunda-feira (13), no auditório da Faculdade de Direito, falando sobre a avaliação da Capes no triênio 2007-2009. A palestra fez parte do II Seminário da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

O diretor de Pós-Graduação da PRPPG, Márcio Nunes Corrêa, deu início ao Seminário falando sobre o Seminário anterior que teve como tema “Gestão Tecnológica” e agradecendo a presença do palestrante. Em seguida, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Manoel Maia, falou sobre a importância de unir esforços na UFPel para a consolidação da condição institucional na área de Pesquisa e Pós-Graduação. “Queremos uma UFPel muito forte na Pesquisa e Pós-Graduação”, disse. De sua parte, o vice-reitor, Manoel Brenner de Moraes, lembrou da importância de reunir tantos pesquisadores da Universidade na busca da evolução da Pesquisa e da Pós-Graduação.

O professor Lívio deu início à palestra relatando a atual estrutura e o funcionamento da avaliação da Capes, modificada em 2008, que tem o objetivo de estabelecer o padrão de qualidade exigido dos cursos de mestrado e doutorado e identificar os cursos que atendem a tal padrão. Vários gráficos apresentados pelo diretor traçaram um panorama animador do crescimento da produção de conhecimento no País. Comparada à média mundial, o crescimento no Brasil é evidente. “A média mundial não teve um grande crescimento em 2008, já o Brasil segue em constante crescimento. Em 2009, estava em 13º lugar no ranking mundial e a tendência é chegar no 8º lugar em breve”, disse.

_mg_3874.jpg

De acordo com o diretor, o Brasil forma 10 mil doutores por ano e entre o ano de 1976 e 2009 o número de mestrados aumentaram de 500 para 2.600 e de doutorados de 150 para 1.500. No triênio 2007-2009 foram avaliados 2.718 programas de pós-graduação, de 46 áreas diferentes, totalizando 4.099 cursos. “A média no Brasil é de 22 cursos por milhão de habitantes, sendo que o Rio Grande do Sul possui uma média de 30 cursos por milhão de habitantes”, disse.

Ao final da palestra, Lívio respondeu as dúvidas dos pesquisadores. O pró-reitor, Manoel Maia, finalizou o Seminário afirmando que a nova política da Capes conseguiu mudar a cara da pós-graduação no País e informou que a UFPel está implantando um sistema de autoavaliação da Pesquisa e Pós-Graduação que  evitará o fechamento de Programas de Pós-Graduação na Universidade. O sistema antecipará os problemas, possibilitando a correção antes de chegar à Avaliação da Capes. “A UFPel será a terceira Universidade do País a implantar este sistema”, finalizou.

Currículo – Lívio Amaral

Bacharel em Física (1974), Mestre em Física (1977) e Doutor em Física (1982) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e pós-doutorados no “Centre de Spectrométrie Nucléaire Et de Spectrométrie de Masse”, Paris, França (1985) , no “Fundamenteel Onderzoek Der Materie”, Amsterdam, Holanda (1992). Desde 1998 é Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com área de atuação na física experimental nos temas: interação de feixes de íons com a matéria; implantação de íons em materiais metálicos e semicondutores; técnicas de análises físicas associadas a feixe de íons; estudos de propriedades estruturais, magnéticas e luminescentes em materiais implantados de dimensões nanométricas. Exerceu diversos cargos de representação, consultoria e administração na UFRGS, em agências do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Educação (MEC) e Fundações de Amparo à Pesquisa, bem como na Sociedade Brasileira de Física (SBF). Tem mais de 130 publicações em revistas especializadas e orientou e co-orientou 23 mestres e doutores. Em 2007 foi indicado para Coordenador da área de Materiais e Membro do Conselho do Conselho Técnico Científico do Ensino Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes). Em 2006 recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e Grão Cruz em 2009, em 2007 recebeu o Prêmio FAPERGS/Copesul - Pesquisador Destaque na área de Física e Astronomia. Em maio de 2009 foi cedido para exercer o cargo de Diretor de Avaliação da Capes.