UFPel presente na 10ª Cúpula Social do Mercosul, em Foz do Iguaçu

13 de Dezembro de 2010

Antecedendo à 40ª Reunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul e Estados Associados (Cúpula Nandeva), programada para os dias 16 e 17 de dezembro, em Foz do Iguaçu-PR, será realizada na mesma cidade, nos dias 14 e 15 (terça e quarta-feira), a 10ª Cúpula Social do Mercosul, com a participação dos reitores das universidades federais de Pelotas (Arco Sul), Roraima (Arco Norte), e Mato Grosso do Sul (Arco Central), respectivamente, Antonio Cesar Gonçalves Borges, Roberto Ramos Santos e Célia Maria da Silva Oliveira.

O anfitrião do evento será o professor Hélgio Trindade, reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), sediada em Foz do Iguaçu na fronteira trinacional entre Brasil, Argentina e Paraguai. A Unila é uma universidade pública ligada à rede de universidades federais, cuja vocação é a de contribuir para o desenvolvimento e a integração latinoamericana, com ênfase no Mercosul, por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico e da cooperação solidária entre as universidades, organismos governamentais e internacionais.

A palestra do reitor Cesar Borges, da UFPel, será na quarta-feira(15) e versará sobre Inclusão social e saúde no Mercosul. A Cúpula Social terá a presença no painel de abertura, entre outros intelectuais, de Marilena Chauí, Emir Sader e Aldo Ferrer. Para o mesmo dia está prevista a realização do seminário Perspectivas para a Integração Sul-Americana, reunindo na mesa Aldo Ferrer (Argentina), Marcos Costa Lima (Brasil) e Magdalena Rivarola (Paraguai). A coordenação da mesa estará a cargo do uruguaio Gerónimo de Sierra, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

O encontro dos presidentes

Foz do Iguaçu receberá, para a 40ª Reunião de Cúpula do Mercosul, delegações de pelos menos 35 países, entre eles chefes de Estado de 12 países da América do sul e 23 comitivas internacionais de chanceleres e ministros. Parte do evento será realizada no Hotel Bourbon e outra nas instalações do Parque Tecnológico de Itaipu.

A Reunião será o último compromisso internacional do presidente Lula frente ao comando do governo brasileiro e o primeiro grande encontro de Dilma Roussef, que confirmou presença.

Além da participação na Cúpula Social, que antecede a reunião dos presidentes, o presidente Lula vai oferecer aos colegas, na noite de quinta-feira, um churrasco em tenda montada no estacionamento do Mirante Central de Itaipu, em frente ao Painel do Barrageiro, obra do artista paranaense Poty Lazarotto, recém restaurado para o evento.