PET FAUrb presente em Congressos

26 de Novembro de 2010

O Grupo PET FAUrb participou recentemente de cinco congressos de iniciação científica, apresentando doze trabalhos de pesquisa na UFRGS, Furg, na UniRitter e na UFPel, como sequência do III Congresso de Pesquisa do PET FAUrb, realizado na própria Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel.

Três trabalhos foram destacados, a saber: na Furg, a pesquisa “Possibilidades de utilização da fotografia como instrumento auxiliar na fase de concepção do projeto arquitetônico e urbanístico” (oral), de autoria de Marta Rickes Agrello, com orientação do professor Maurício Polidori; na UFPel a pesquisa “Estância Nossa Senhora dos Prazeres no contexto da origem do Bairro Laranjal – Um estudo histórico em Pelotas, RS, 1758 - 2010” (banner), de autoria de Rachel Lazzarotto, com orientação da professora Ester Gutierrez e a pesquisa “Templo da Águas: influência da permacultura na estrutura espacial de uma propriedade rural” (oral), de autoria de Fernanda Tomiello, com orientação da professora Karen Melo da Silva, o qual recebeu o primeiro lugar na área das ciências sociais aplicadas no CIC UFPel de 2010.

Para o professor Maurício Polidori, Tutor no PET FAUrb, o esforço do Grupo em comunicar seus trabalhos é importante, sendo que o Grupo assume a meta de manter cada bolsista como primeiro autor de uma investigação, constituindo-se em pesquisadores desde o início de suas atividades na graduação, com autonomia para escolher o tema, enunciar perguntas e delinear experimentos.

Nesse caminho, ao invés de tão somente apoiar trabalhos de outros pesquisadores, os bolsistas do PET FAUrb têm a possibilidade de manter suas próprias pesquisas, o que vem resultando em efetivos ganhos de qualidade e em atividades realizadas com responsabilidade e prazer. Em função dessas práticas de pesquisa e das demais ações de extensão, ensino e administração, a avaliação nacional do PET FAUrb tem-se mantido anualmente no nível máximo, com conceito geral ótimo. Outras informações podem ser obtidas em http://pet-faurb.blogspot.com.