1º Seminário do Curso de Jornalismo tem sequência

25 de Novembro de 2010

_mg_1758.jpg Tem prosseguimento na noite desta quinta-feira(25), no Centro de Integração do Mercosul, as atividades do I Seminário de Jornalismo UFPel, promovido pelo curso de Jornalismo e pelo Centro de Letras e Comunicação, com o tema Os fazeres do Jornalismo: perspectivas profissionais e acadêmicas.

A primeira parte da temática, ligada ao exercício profissional, foi desenvolvida no primeiro dia do evento(24), com a participação de profissionais das áreas de Assessoria de Imprensa, Radiojornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Impresso e Jornalismo Online.

Na abertura do encontro, usaram da palavra o coordenador do curso, professor Luís Amaral; o diretor do Centro de Letras e Comunicação, professor Paulo Borges; e o reitor Antonio Cesar Gonçalves Borges, que parabenizou os professores Ricardo Fiegenbaum e Michele Negrini pela organização do evento e manifestou a satisfação de ver o curso de Jornalismo proporcionar, já em seu primeiro ano, iniciativas dessa relevância.

A atuação das Assessorias de Imprensa foi apresentada pelo jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social da UFPel, Luiz Carlos dos Santos Vaz, que fez uma breve digressão sobre a história da Imprensa e o surgimento das assessorias, tanto em empresas como em órgãos públicos.

O Jornalismo Online foi o tema trazido ao painel pela editora do ClicRBS Pelotas, jornalista Bianca Zanella – segundo ela, uma exigência dos tempos atuais, onde a evolução da tecnologia digital, com a expansão da web e das redes sociais, impõe a realização do jornalismo em tempo real, exigindo dos veículos dinamismo e agilidade sem precedentes.

O editor-chefe do Diário Popular, jornalista Ivan Rodrigues, falou sobre os desafios do jornalismo impresso diante do avanço do jornalismo eletrônico e das novas ferramentas de mídia, bem como o novo perfil dos profissionais que atuam nas redações. “Mesmo o jornalista multitarefas não pode abdicar do bom texto, observou”.

Com 30 anos de vivência no radiojornalismo, o diretor da Rádio Federal FM, jornalista Roberto Engelbrecht, falou sobre as atividades da emissora da UFPel e sobre o projeto de modernização de equipamentos e a futura sede da Federal FM.

O apresentador da TV Nativa, jornalista Vanderlei Leivas, falou sobre o dia a dia em uma emissora de tevê, a obrigação com a objetividade e o respeito ao telespectador, bem como sua experiência na área do jornalismo esportivo.

A participação mais aguardada foi a do diretor do Teledomingo e produtor do Jornal do Almoço da RBS TV, jornalista Raul Ferreira. Falando sobre a atuação no meio televisivo, ele assegurou a grande existência de oportunidades para os profissionais que demonstrarem criatividade. Segundo ele, os bons salários estão na dependência de resultados (audiência), o que requer propostas inovadoras.

Programa desta quinta-feira

A programação tem sequência hoje às 19h30min, no auditório do Centro de Integração do Mercosul, com as palestras sobre as perspectivas acadêmicas, a serem proferidas pelos professores Demétrio Soster, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unicruz), e Joseline Pippi, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).