Núcleo de Folclore inicia atividades

24 de Novembro de 2010

Sob a coordenação do professor Thiago Silva de Amorim Jesus, docente do curso de Dança - Licenciatura da UFPel, está iniciando suas atividades o Núcleo de Folclore da Universidade Federal de Pelotas. O Núcleo é um projeto de extensão universitária que se caracteriza pela vivência, investigação, promoção e difusão das manifestações populares do Brasil, especialmente de dança e música, e que vislumbra também o intercâmbio cultural e a valorização da cultura popular nacional na sua perspectiva de patrimônio imaterial.

Os objetivos são vivenciar, investigar, promover e difundir as manifestações populares do Brasil, estimulando a tolerância às diferenças, o intercâmbio entre etnias e culturas, o desenvolvimento da auto-estima cidadã e a cooperação pela paz, através da dança e da música folclóricas nacionais. Além disso, o Núcleo pretende abrir espaço para a apropriação e produção de conhecimento em folclore, na perspectiva de sua expressão na contemporaneidade (estilização, projeção e parafolclore), promover o intercâmbio cultural mediante a realização de eventos e viagens, estimular a preservação do patrimônio cultural imaterial nacional e estreitar laços com a comunidade universitária e comunidade regional a partir da realização de eventos, apresentações, ensaios abertos e outras atividades.

O Núcleo, que funcionará numa sala do andar térreo do Prédio da AABB, está montando um acervo para pesquisa e aceitando doações de materiais (livros, CD’s, DVD’s, etc…) que tratem de temas vinculados ao folclore e à cultura popular em suas diversas formas de expressão, seja do Rio Grande do Sul, do Brasil ou mesmo de outros países. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail nucleodefolclore@gmail.com.