Seminário de Estudos Urbanos e Regionais abre nesta quarta(24)

23 de Novembro de 2010

O Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e de Ensino de Geografia do Instituto de Ciências Humanas da UFPel realizará entre os dias 24 e 27 de novembro o VI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais(SEUR) e o III Colóquio das Cidades do Prata. A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 24, às 19h, no Auditório do Colégio Gonzaga, entrada pela rua General Argolo.

O VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS URBANOS, REGIONAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA e o III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE AS CIDADES DO PRATA,decorrem da atuação do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais em pesquisa e extensão relacionadas com os temas. O SEUR se propõe a fomentar o desenvolvimento de pesquisas sobre o espaço urbano e regional, dando prioridade para os estudos do espaço intra-urbano e interurbano na região Sul do Brasil. Pretende sistematizar as análises sobre municípios e cidades incentivando a elaboração de estudos monográficos e temáticos. Com uma metodologia de abordagem temática bi-anual o seminário se propõe a analisar nos anos ímpares o tema do comércio e do consumo urbano e nos anos pares a geografia histórica com ênfase para o estudo das “cidades do prata”.

O VI SEUR foi organizado com uma programação que prevê a realização de conferências, apresentação de painéis, sessão de apresentação de comunicações livres e de pôsteres e oficinas práticas. O objetivo dessa dinâmica é o de proporcionar a ampliação do debate sobre os temas abordados e o estabelecimento de um fórum privilegiado de discussão entre pesquisadores e demais interessados.

O atual III COLÓQUIO INTERNACIONAL AS CIDADES DO PRATA: RELAÇOES DE FRONTEIRA foi organizado conjuntamente com a Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão,  como um evento dedicado à discutir as relações existentes nas faixas de fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. Trata-se de uma dedicação regional com a “metade” sul do Rio Grande do Sul na qual se inserem as instituições envolvidas. Esta parceria é uma afirmação da atuação destas instituições brasileiras com o apoio dos parceiros uruguaios e argentinos.
1 TEMAS DO EVENTO

VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS URBANOS, REGIONAIS e ensino de geografia

- A dinâmica da produção do espaço intra-urbano – Discussões acerca de indicadores sócio-econômicos, localização residencial e de atividades na cidade, processos de urbanização e formação de aglomerações e áreas metropolitanas e temas correlatos.

- Relações interurbanas e regionais – Análise de processos de regionalização, identidades regionais, estabelecimento de relações entre cidades, estudos monográficos de municípios e cidades e sua inserção no contexto regional e outros estudos.

- Tecnologias de Educação a Distância – Estudos sobre tecnologias utilizadas para o ensino à distância. Plataformas. Softwares. Tutoriais.

- Ensino de Geografia a Distância – Práticas pedagógicas de ensino de Geografia a distância. Relato de experiências.

III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE AS CIDADES DO PRATA

Fundamentação Histórica, Teórica e Metodológica – Estudos relacionados ao contexto histórico dos séculos XVII a XIX, análise das relações entre Portugal e Espanha, o Antigo Regime e o processo de exploração colonial. Análises dos estudos de Geografia Urbana e Geografia Histórica com ênfase para os aspectos teóricos e metodológicos. Definições e conceitos.

Formação dos Estados e Delimitação de Fronteiras – Análise do processo de constituição dos Estados Nacionais, demarcação de territórios, estabelecimento de fronteiras, tratados e acordos internacionais, política externa e geopolítica regional. O meio físico.

Lugares e Cidades – Estudos de processos de urbanização e localização de relações sociais de produção que evidenciam a influência do contexto de disputa de territórios na região Platina. Cidades e lugares que surgiram em conseqüência, direta ou indireta desse processo. Análise de estudos de casos.

Mais informações, inclusive a programação completa dos eventos, no arquivo   folder.pdf.