Novos mestrados em Computação e em Letras da UFPel com início em 2011

23 de Novembro de 2010

A UFPel oferecerá no próximo semestre dois novos mestrados, na área de Letras e na área de Ciência da Computação. Os dois Programas foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) no início de novembro.

O Programa de Pós-Graduação em Letras divide-se em duas áreas de concentração. A área de Literatura Comparada possui duas linhas: “Estudos de Intertextualidade” e “Literatura e História”. A área de Estudos da Linguagem possui outras duas linhas: “Descrição e Análise de Fenômenos Linguísticos” e “Ensino e Aprendizagem de Língua”.

O programa tem previsão de iniciar no primeiro semestre de 2011. Serão oferecidas 30 vagas, sendo 15 para cada área. Ao todo, 16 docentes atenderão o Programa. De acordo com o coordenador do Programa, Rafael Vetromille, o grande diferencial do novo mestrado é o foco na área de literatura e na área de linguística. “A UFPel é a primeira Universidade da região a oferecer as duas áreas de interesse. Até o momento existe apenas uma universidade pública que oferece mestrado na área de literatura e outra particular que oferece na área de lingüística”, disse.

Já o Programa de Pós-Graduação em Computação possui uma área de concentração: Ciência da Computação. O Programa divide-se em quatro linhas: “Fundamentos da Computação”, “Processamento Paralelo e distribuído”, “Sistemas Digitais e Embarcados” e “Sistemas Inteligentes”.

O programa está previsto para iniciar no dia 28 de março de 2011 e disponibilizará 25 vagas. Ao todo, 17 docentes participarão do Programa. Segundo o coordenador do Programa, Gerson Cavalheiro, o curso é o único desta área oferecido na região sul do estado de forma gratuita. “É uma importante oportunidade para egressos de cursos na área de computação, ciências exatas e áreas afins”, disse. Mais informações pelo e-mail ppgc@inf.ufpel.edu.br.