Solenidade dá início ao Fórum Internacional A Sustentabilidade no Século XXI – Meio Ambiente e Saúde em Debate

10 de Novembro de 2010

_mg_9894.jpgA Universidade Federal de Pelotas abriu oficialmente, nesta terça-feira (9), o Fórum Internacional A Sustentabilidade no Século XXI – Meio Ambiente e Saúde em Debate. O encontro está acontecendo no Hotel Jacques Georges Tower e tem o objetivo de reunir conferências, apresentações de trabalhos e debates sobre a sustentabilidade. Paralelo ao evento acontece o V Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades, o Simpósio de Saúde Ambiental do Mercosul e o IV Seminários de Direito Ambiental.

Após a formação da mesa de cerimônia, o grupo Os Flautistas, sob a coordenação do professor Raul Costa d’Avila, tocou o Hino Nacional e deu início a solenidade. Em breves palavras, o coordenador da Comissão Cientifica do Fórum, professor Érico Kunde Correa desejou que o Fórum sirva para a troca de experiência e aprendizado nas questões ligadas a sustentabilidade. Representando o governo do estado, Eduardo Macluf agradeceu a Universidade pela iniciativa de organizar na cidade de Pelotas um evento de grande importância que projetará a região sul em nível nacional e internacional.

Em seu discurso, o reitor Cesar Borges salientou os avanços e o crescimento vivido pela Universidade nos últimos anos e a importância da realização de ações em busca da sustentabilidade para dar suporte a esse crescimento. “Não tenho dúvida que este evento dará elementos básicos para que os servidores, docentes e alunos da Universidade possam tornar a tarefa menos difícil e com atividades concretas”, disse.

O prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Junior, falou sobre algumas obras realizadas em seu mandato e sobre a importância do Fórum. “Discutir e preparar o futuro é muito importante. A sustentabilidade é um desejo de todos e, sobretudo, um desafio”, finalizou.

_mg_9927.jpgApós o encerramento da solenidade, o professor Cesar Victora mediou a palestra do coordenador do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Carlos Dora, que falou sobre a Saúde ambiental: a visão da Organização Mundial da Saúde. Após apresentar um panorama sobre a realidade mundial, Carlos Dora falou sobre a importância de a universidade estudar um modelo na busca pela sustentabilidade, colocando em prática, aprimorando e ensinando para outras instituições.

No final da palestra, o músico Carlos Estevan apresentou a música de encerramento “Ainda é tempo” de sua autoria. A programação do Fórum segue até a próxima quinta-feira (11). Mais informações no site  http://www.capacita.com.br/evento/meioambiente/index.php. Confira a programação:

Quarta-feira 10/11

9h - Programa de Gestão de Resíduos na Universidade de Caxias do Sul
9h45min - Programa de Gestão dos Resíduos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos no Contexto da ISSO 14.001
10h30min - Café - Pôster
11h - A gestão dos resíduos na Universidade Federal de Santa Catarina no contexto da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P
14h - Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde: planejamento e implantação de Planos de Gerenciamento em Universidades
14h45min - Gestão dos Resíduos de Serviços de Saúde na Universidade de Freiburg
15:30min - Café – Pôster
16h - Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Universidade Federal de Minas Gerais
16h45min – Mesa Redonda: Saúde, Direito ambiental e Sustentabilidade
19h - Jantar