Estudante do Direito/UFPel entre os vencedores do Programa Jovens Embaixadores Ambientais

27 de Outubro de 2010

amanda-2.jpg dsc00010.JPG p1030495-compact.JPG A canguçuense Amanda Neuenfeld Pegoraro, estudante de Direito da Universidade Federal de Pelotas é uma das vencedoras da sétima edição do Programa Jovens Embaixadores Ambientais, realizado pela Bayer, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).  O projeto desenvolvido por Amanda trata da arrecadação de óleo de cozinha utilizado em todas as residências e restaurantes do município de Canguçu. A divulgação é realizada nas escolas do município (zona urbana e rural) com a finalidade de motivar os estudantes a incentivar o recolhimento do óleo de cozinha.

O concurso da Bayer mobilizou jovens de 18 a 24 anos a inscreverem projetos socioambientais em que atuam. Foram 70 inscritos e, entre eles, oito finalistas selecionados por uma comissão julgadora formada por jornalistas e profissionais  especializados na área de sustentabilidade. A partir daí, os projetos foram submetidos a uma avaliação técnica in loco, realizada por uma equipe da Bayer, que selecionou os quatro  os embaixadores ambientais de 2010.

Contribuição para a preservação do meio ambiente, nível de participação do estudante, resultados obtidos ou esperados e a possibilidade de replicação em maior escala foram os principais critérios utilizados para a seleção dos vencedores, que representarão o Brasil na Alemanha, de 6 a 12 de novembro. Lá, acontecerá o Encontro Internacional de Jovens Embaixadores Ambientais que reunirá 50 ganhadores de 18 países, para apresentarem seus projetos socioambientais e participarem de discussões com instituições alemãs líderes na área de meio ambiente. Além disso, conhecerão pessoalmente iniciativas de empresas que desenvolvem as melhores práticas ambientais.

Nessa edição, os vencedores vêm de diferentes regiões do País como Curitiba (PR), Daniel Isfer Zardo; São Carlos (SP), Amanda Baldochi Souza; Canguçu (RS), Amanda Neuenfeld Pegoraro; e Natal (RN), Samuel Gondim Lemos de Oliveira. Os conteúdos de seus projetos envolveram questões de qualidade da água, cuidado com esgotos, reciclagem e compensação da emissão de CO2 gerada por uma universidade com a plantação de árvores.