Professor da Universidade de Caxias do Sul palestra no PPGQ

21 de Outubro de 2010

Nesta sexta-feira(22), às 10h, no Mini-Auditório do Instituto de Química e Geociências  (IQG/UFPel), será realizado o seminário Síntese de Produtos Naturais: Metabólitos Secundários de Algas”, ministrado pelo professor dr. Sidnei Moura e Silva, da Universidade de Caxias do Sul.

Resumo do Seminário:

Metabólitos secundários provenientes de produtos naturais possuem ampla aplicação tecnológica na civilização moderna. Entre estas áreas destaca-se a aplicação como novos fármacos sendo que novas moléculas são apresentadas com esta função a todo instante. A síntese orgânica tem evoluído em paralelo com a química dos produtos naturais. Dessa forma, a produção de moléculas de baixo peso molecular, com centros assimétricos, que anteriormente necessitava de muitos passos reacionais, hoje são produzidas de forma otimizada em processos bem mais sucintos. Neste caminho, metabolitos secundários provenientes de algas (cianobacterias) possuem boas aplicações tecnológicas. As cianobactérias apresentam distribuição variada e podem ocorrer desde as regiões frias do ártico até os trópicos, em corpos d’água doce e no ambiente marinho. Algumas espécies de cianobactérias produzem compostos com conhecida toxidade, podendo causar efeitos deletérios em seres humanos e animais. Entre estes compostos estão os com atividade neurotóxica devido aos mais variados mecanismos de ação. Nesta apresentação, serão indicadas rotas sintéticas para a obtenção de algumas neurotoxinas e variantes, entre elas a β-N-metil-L-alanina (L-BMAA), anatoxina-a e anatoxina-a(s), bem como algumas aplicações. Figura. Estruturas químicas das neurotoxinas produzidas por algas conhecidas.

O palestrante

Sidnei Moura e Silva possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em química pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e doutorado em ciências farmacêuticas, toxicologia e análises toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2009) com período na Universidade Friderich-Schiller em Jena-Alemanha. Após, teve um período de pós-doutorado na Universidade de São Paulo e na Universidade Paris Sud-11 em Chatenay-Malabry - França (2009-2010). Atualmente é professor adjunto da universidade de Caxias do Sul RS e do programa de pós-graduação em biotecnologia nesta mesma instituição. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, Química Analítica e Toxicologia atuando principalmente nos seguintes temas: síntese orgânica, heterociclos, produtos naturais, neurotoxinas, medicamentos, neurotoxicidade, metodologias analíticas (cromatografias), ressonância magnética nuclear (RMN) e toxicologia.