Lula e Haddad inauguram novas instalações da Reitoria e de três Faculdades no Campus Porto

21 de Outubro de 2010

dsc06102.JPG dsc06130.JPG Numa cerimônia com grande participação popular, cuja atração maior foi a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram inauguradas na tarde desta quinta-feira(21) as novas instalações da Universidade Federal de Pelotas no Campus Porto da Instituição. Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad, inauguraram oficialmente as instalações da Reitoria e das Faculdades de Enfermagem, de Letras e de Nutrição.

lula-banda.JPG Perante um público composto pela comunidade universitária, autoridades, representantes de instituições da sociedade e população em geral, o presidente Lula, falando do palanque especialmente montado para a cerimônia na área externa do campus Porto, fez questão de declarar toda sua felicidade de inaugurar mais um conjunto de obras em uma universidade federal.

lula-gastronomia.JPG Ele lembrou que houve um tempo que era quase impossível para um jovem pobre entrar em uma universidade pública. “Tinha que ralar muito para chegar. E o pobre, se quisesse estudar na faculdade, tinha de pagar”, disse. Esta realidade mudou muito nos últimos anos, em seu governo, garantiu. “Para nós educação não é gasto, é investimento, este é nosso conceito”, defendeu o presidente.

agachados.JPG O Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni, informou Lula, no período de um ano e meio, fez crescer de 113 mil para 259 mil o número de alunos nas universidades federais. “Nosso governo é que mais criou universidades, que mais colocou alunos nas universidades e o que mais fez escolas técnicas”, comemorou.

lula-falando.JPG Para Lula, o Brasil vive um momento extraordinário. “Agora somos respeitados no mundo”, refletiu, dizendo que o Brasil deve crescer mais de 7% neste ano. Ele agradeceu à população brasileira pelo apoio dado durante seu governo, lembrando as dificuldades pelas quais passou, especialmente no primeiro mandato, e disse que não podia fracassar em seu governo, pois a uma pessoa como ele, de origem humilde, não seria permitido o fracasso.

Mas o momento maior do presidente na cerimônia ficaria reservado para o fim de sua passagem pelo campus da UFPel. Por mais de 30 minutos, cumprimentou populares, tirou fotos, distribuiu autógrafos e abraços e trocou rápidas palavras com quem desejasse falar com ele, tudo junto à grade que separava o público do palanque oficial.

Haddad

Em sua manifestação nos atos de inauguração, o ministro da Educação lembrou que Lula pode entrar de cabeça erguida em qualquer universidade federal, coisa que poucos presidentes puderam fazer. “Aqui, por exemplo, o último que esteve foi JK, antes do regime militar”, recordou. Haddad relatou a satisfação que era para ele entregar 70% das obras do novo campus prontas e agradeceu ao Diretório Central de Estudantes da UFPel pela acolhida que deu aos estudantes de fora do estado que encontraram dificuldades ao chegarem na cidade.

Falando sobre a expansão do ensino superior federal promovida neste governo, o ministro lembrou que até há pouco eram quatro as universidades federais no Rio Grande do Sul e que agora são sete. Dentro do mesmo tema, projetou que o Brasil chegará a dez milhões de universitários e registrou que o orçamento do MEC triplicou durante o governo de Lula.

Borges

cesar.JPG O reitor da UFPel, Cesar Borges, em sua fala, disse que era uma honra para Pelotas e para todos os municípios da Zona Sul receber o Presidente da República e o Ministro da Educação. Recordou que, em 2005, a necessidade de formar mais profissionais e o aumento no número de vagas na universidade motivaram a busca por mais espaços físicos, daí surgindo a ideia de ocupar as antigas instalações do frigorífico Anglo, fechado desde a década de 80.

Borges registrou que o crescimento no número de cursos de graduação da UFPel, de 42 para 94, fez com que fosse ultrapassada a meta do Reuni anteriormente prevista. Projetou para daqui a seis meses a conclusão das obras no campus Porto e a ocupação nele de todos os cursos e unidades administrativas destinadas ao local.O reitor destacou o Programa Vizinhança e seus projetos realizados junto à comunidade do entorno do novo campus.

A Lula, solicitou apoio para a implantação do programa de segurança pública Pronasci na região da Balsa. Borges reportou-se ainda aos programas de educação a distância desenvolvidos pela UFPel e às atividades do Centro de Integração do Mercosul e do recentemente inaugurado Núcleo de Estudos Fronteiriços, que funciona em Santana do Livramento.

O prefeito de Pelotas, Fetter Júnior, convidado a usar a palavra, destacou que neste momento a cidade começa a se voltar novamente para seu canal, através da expansão da UFPel na região portuária, e a parceria entre a Prefeitura e a Universidade no empreendimento. Após agradecer ao ministro da Educação e ao presidente Lula por tudo que fizeram pela UFPel e pelo ensino superior no país, o presidente do Diretório Central de Estudantes(DCE), Jonas Rodeghiero, pediu mais investimentos em políticas de permanência dos alunos nas universidades e a instalação de creches nestes locais, onde os estudantes poderiam deixar seus filhos enquanto cumprem com suas atividades.

No começo dos atos oficiais, a banda da Escola Municipal Ferreira Vianna, localizada próxima ao novo campus, deu as boas vindas a todas as autoridades e ao público, executando a música “Brasileirinho”.

O Presidente da República, o Ministro da Educação, o Reitor da UFPel, o Prefeito de Pelotas e o Presidente do DCE descerraram a placa alusiva à inauguração das novas instalações. Antes do ato oficial de inauguração, Lula foi conduzido pelo Reitor para uma visita pela Reitoria e pelas unidades acadêmicas instaladas no Campus Porto.