Grupo DEA marca presença no 28º SEURS

21 de Setembro de 2010

trabalho-em-escola.JPGDentre os representantes da UFPel no 28º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul(Seurs), realizado entre os dias 8 e 10 de setembro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), conjuntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), esteve presente o Grupo Design, Escola e Arte (DEA/UFPel).

O Seurs proporciona aos extensionistas a oportunidade de mostrar seus projetos, bem como a troca de experiências entre os docentes e discentes. Além de palestras, o evento proporcionou atividades onde as universidades puderam executar suas atividades, através de oficinas em escolas públicas municipais de Florianópolis. Também proporcionou apresentações orais, exposições de banners e vídeo-relatos com as intervenções feitas nas suas próprias instituições.

Sob a responsabilidade dos graduandos da UFPel Daniele Farias Santiago (Letras), Gabriel Gomes da Silva (Educação Física), Lisiane Gomes Lemos (Direito) e ainda William Machado da Silva (Direito-UCPel) e Nadiele Ferreira Pires (Artes Visuais-Furg) e sob coordenação das professora Ana Paula Araújo e Rosemar Gomes Lemos, ambas pertencentes ao Departamento de Desenho Técnico e Gráfica Computacional do IFM/UFPel, os trabalhos selecionados foram desenvolvidos. As oficinas coordenadas pelo grupo tiveram temas específicos, como Lei 10.639/03, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino Nacional a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira; Máscaras africanas; Preconceito com a mulher, os tipos de violência por elas sofridos e a Lei nº 11.340, conhecida por Lei Maria da Penha.

Os representantes do grupo também estiveram presentes nas apresentações orais com o trabalho selecionado: Expressão corporal como mecanismo de incorporação da cultura Afro-brasileira. A troca de informações e a construção do conhecimento para o grupo foram expressivas. Inúmeras universidades participaram de forma efetiva com seus projetos de extensão e expondo, em pôsteres, suas atividades. Também representaram o Rio Grande do Sul no 28º Seurs a universidades federais do Rio Grande (Furg), Santa Maria (UFSM), do Pampa (Unipampa) e do Rio Grande do Sul (UFRGS). Outras informações podem ser obtidas no site  http://200.135.112.123/seurs/index.php e http://deaufpel.blogspot.com/search/label/capa.