Novos docentes conhecem estrutura para pesquisa e pós-graduação

27 de Agosto de 2010

_mg_8902.jpg _mg_8921.jpg Em seminário realizado na noite desta quinta-feira(26), no auditório do Colégio São José, professores ingressantes na UFPel tiveram a oportunidade de conhecer melhor a estrutura da Universidade nas áreas da pesquisa e da pós-graduação. O seminário Pesquisa e Pós-Graduação na UFPel: Oportunidades de Desenvolvimento, foi uma realização conjunta das pró-reitorias de Graduação(PRG) e de Pesquisa e Pós-Graduação(PRPPG) especialmente direcionado para docentes que entraram na universidade nos últimos cinco anos.

Durante o evento, os professores, de diversas áreas do conhecimento, tomaram contato com informações sobre números, atividades desenvolvidas, o que fazem e as atribuições dos departamentos de Pesquisa e de Pós-Graduação da PRPPG e sobre projetos de pesquisa e os cursos de pós-graduação da Universidade. Apresentaram as informações o diretor do Departamento de Pesquisa, Orlando Lucca Filho, e o diretor do Departamento de Pós-Graduação, Marcio Nunes Correa.

A coordenadora de Inovação da PUC RS, Gabriela Cardoso Ferreira, palestrou sobre Oportunidade em pesquisa e pós-graduação para o desenvolvimento de uma instituição de ensino.

Na abertura do evento, o vice-reitor da UFPel, Manoel Luiz Brenner de Moraes, representando o reitor Cesar Borges no Seminário, exaltou a oportunidade de discussão sobre a pesquisa e a pós-graduação frente aos desafios que se apresentam à instituição. Lembrou a expansão propiciada pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que repercute na pesquisa e na pós-graduação da Universidade.

O vice-reitor ressaltou o momento de retomada do desenvolvimento na Zona Sul do Rio Grande do Sul, com o Polo Naval de Rio Grande, e seu impacto na região, vinculando a expansão realizada dentro da UFPel na área das engenharias como possibilidade de participação neste crescimento.

“Este momento é uma provocação à nova comunidade docente da UFPel, que tem alta qualificação”. Assim o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Manoel Maia, caracterizou o encontro. Ele disse que nunca na história da Universidade se teve um efetivo tão numeroso e pronto para atuar como o atual. Frisou que a missão de sua pró-reitoria é a de canalizar oportunidades para os pesquisadores.