Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Filosofia dá continuidade ao I Ciclo de Cinema

25 de Agosto de 2010

O Cine Filo - I Ciclo de Cinema, promovido pelo Departamento de Filosofia do ISP/UFPel, mantém em cartaz a programação do projeto A Filosofia e o Cinema Político, cujas atividades se desenvolvem todas as sextas-feiras, às 20h, no Centro de Integração do Mercosul(CIM). O ciclo começou no dia 11 de junho e vai até 17 de dezembro; a entrada é franca, e a retirada das senhas ocorre no dia da sessão, em horário comercial, na secretaria do CIM.

A programação de filmes está dividida em três atos: O mundo durante a Guerra Fria (1945-1991) - Ideologia, Imperialismo, Ditadura, Guerrilha; Da Revolução francesa ao fim da década de 1940 - Revolução, Guerra, Totalitarismo, Fundamentalismo; e Do fim da Guerra Fria aos nossos dias - Terrorismo, Revolta, Genocídio, Intolerância.

Nesta sexta-feira(27), será exibido o filme Estado de sítio - État de siege, 1973, França-Itália-Alemanha. Direção: Konstantinos Costa-Gravas. Com Yves Montand, Renato Salvatori, Jean-Luc Bideau e Jacques Weber. Como o filme trata da repressão militar no Uruguai, o ciclo contará como convidado o uruguaio Pablo Berasain, diretor do Centro de Estudios en Lengua Espanõla. Sinopse: A Ditadura militar instaura-se no Uruguai em 1973. Buscando a libertação de presos políticos, o grupo revolucionário Tupamaro sequestra um funcionário da polícia norte-americana. Anatomia da participação direta dos Estados Unidos nas ditaduras militares da América Latina. 119 minutos.

Seção: Notícias