UFPel presente em Reunião Técnica sobre Caracterização de Carnes Regionais

12 de Agosto de 2010

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, por meio do Grupo de Carcaças e Carnes e do Grupo de Ovinocultura (Govi) da Universidade Federal de Pelotas, participará, entre os dias 12 e 13 de agosto, de Reunião Técnica sobre Caracterização de Carnes Regionais, a ser realizado na Embrapa Pecuária Sul na cidade de Bagé, com vistas a criação de um Projeto Interinstitucional de Pesquisa.A Caracterização da carne de Cordeiro e Cabrito do Território do Alto Camaquã, vem sendo alvo de estudo a cerca de dois anos na Universidade, sobre a coordenação do dr. José Carlos da Silveira Osório. Os estudos vão deste aspectos produtivos dos sistemas de produção natural desenvolvido na região até aspectos qualitativos da carne, como: composição química, perfil de ácidos graxos e características sensorial da carne.

A possibilidade de diferenciação deste produto no mercado em função das características de criação extensiva, com alimentação exclusiva de campo nativo e do consumo de arbustos e árvores, assim como os potenciais atributos nutricionais, funcionais e nutrâceuticos, podem constituir-se numa estratégia sustentável para agregar renda aos produtos cárneos da pecuária familiar do Território do Alto Camaquã.

Para mais informções sobre o Território do Alto Camaquã visite: www.altocamaqua.org