Violões da UFPel no Theatro São Pedro

10 de Agosto de 2010

duo-de-violoes-jose-daniel-e-alexandre.JPG Nesta quarta-feira(11), os acadêmicos da UFPel, Alexandre Simon e José Daniel, realizam um concerto no Foyer Nobre do Theatro São Pedro em Porto Alegre. Os músicos estudam no Conservatório de Música da UFPel e são formandos do curso de Bacharelado em Música - Habilitação Violão, onde são orientados pelo professor Thiago Colombo de Freitas.

Juntos, Alexandre Simon e José Daniel, formam o Latino-América Duo, que neste concerto contará com a participação especial do percussionista Jucá de Leon. O duo de violões surgiu em 2008 com o intuito de divulgar a música instrumental popular brasileira e latinoamericana. O repertório do duo é formado por gêneros populares como choro, milonga, tango, baião, entre outros. Os arranjos interpretados pelo duo contemplam autores como Astor Piazzolla, João Pernambuco, Dilermando Reis, Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth, entre outros, além de obras inspiradas no folclore do sul do Brasil.

O duo já realizou mais de 10 concertos em teatros e salas culturais das cidades de Rio Grande, Bagé, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre. Além disso, representaram a UFPel em importantes eventos do cenário internacional do violão, tais como VIII e IX Seminário Internacional de Violão “Vital Medeiros” em São Paulo e “IV Seminário Internacional de Guitarra de Uruguay”, em Montevidéu.

No mês de junho, o Latino-América Duo realizou o concerto de abertura da conferência proferida pela secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, no auditório da Faem/UFPel. Em julho, o duo apresentou-se na “Mostra Som e Imagem” dos cursos de Música, Dança e Teatro da UFPel. Participou, ainda, como convidado do programa Musiurg, produzido pela TV da Universidade Federal de Rio Grande (Furg) e na programação da rádio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Vídeos do Duo de Violões da UFPel no You Tube:
Adios Nonino (Piazzolla) - Duo de Violões
Carinhoso (Pixinguinha) - Duo de Violões