Pós-Graduação em Parasitologia da UFPel coordena estudo sobre diversidade de moscas no RS

5 de Agosto de 2010

O professor Rodrigo Kruger, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto de Biologia da UFPel, teve publicada em revista especializada, pesquisa sobre a diversidade de moscas do sul do Rio Grande do Sul.

A publicação intitulada Assembly Rules in Muscid Fly Assemblages in the Grasslands Biome of Southern Brazil é a primeira contribuição para o diagnóstico da diversidade de Muscidae, uma importante família de moscas, onde estão incluídas a mosca-doméstica e a mosca-dos-chifres, no Rio Grande do Sul.

“Em colaboração com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), identificamos ao longo de um ano de coletas, 5.594 espécimes pertencentes a 87 espécies, sendo que 23 são desconhecidas para a ciência, o que ressalta a importância dos campos sulinos em termos de biodiversidade”, explica Kruger.

Atuando de forma conjunta, com a participação de doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Entomologia da UFPR, USP e INPA, o grupo pretende inventariar a fauna de cinco famílias de Diptera para a Planície Costeira do RS, juntamente ao Programa de Pós-Graduação em Parasitologia da UFPel.

Acesse a íntegra do estudo no arquivo estudo-moscas.pdf