Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Inscrições para aluno especial do Mestrado em Filosofia

5 de Agosto de 2010

As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas regulares e/ou optativas como aluno especial do Programa de Mestrado em Filosofia da UFPel estarão abertas no período de 18 de agosto de 2010 a 20 de agosto de 2010, das 9 às 12 horas, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Campus das Ciências Sociais, segundo andar - Rua Cel. Alberto Rosa, 154).

Os interessados em cursar as disciplinas regulares e/ou optativas, como aluno especial do Programa de Mestrado em Filosofia, poderão solicitar inscrição em 02 disciplina (s) oferecidas no 2º semestre de 2009. Se após análise o candidato não for selecionado na disciplina indicada em função do número de vagas disponíveis por disciplina (05), ele poderá solicitar matrícula especial em outra disciplina que não tiver preenchido o número de vagas permitido regimentalmente.

Poderão inscrever-se como candidatos os portadores de Diploma de Curso Superior, ou com certificado de conclusão de curso de 3º grau, ou com declaração de que cumpriu todos os requisitos para a obtenção de título de nível superior em 2010/2.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria do Programa (Campus das Ciências Sociais, segundo andar, Rua Cel. Alberto Rosa, 154).

Requerimento de Inscrição

É obrigatório o preenchimento do Requerimento de Inscrição obtido na página do Programa ((http://www.ufpel.edu.br/isp/ppgfil), ou na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. O requerimento de Inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

a) Fotocópia do Diploma de Graduação ou atestado de conclusão de Curso (que deverá ser substituído no ato de efetivação da matrícula), ou com declaração de que cumpriu todos os requisitos para obtenção de título de nível superior em 2010/2( que deverá ser substituído no ato de efetivação da matrícula).
b) Curriculum Vitae (CV Lattes) documentado.
c) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.
d) Fotocópias da Carteira de Identidade, CPF, do Título de Eleitor, do Certificado de Reservista e da Certidão de Casamento, em caso de mudança do nome.
e) Duas fotografias 3×4.
d) Comprovante de pagamento de uma taxa de inscrição do processo seletivo, no valor de R$ 130,00 (centro e trinta reais) depositada na conta da Fundação Delfim Mendes da Silveira-Mestrado em Filosofia, abaixo-indicada:
Banco do Brasil (001) - Agência 4468-7 - Conta 7989-8

Carta de Intenções

Juntamente com o Requerimento de Inscrição o candidato deverá apresentar uma carta de intenções (máximo com duas páginas, digitadas em espaço dois, fonte Times New Roman, corpo 12, papel A4, margens 2,5 cm), na qual apresentará os motivos pelos quais se interessa em cursar a(s) disciplina(s). Podem ser anexados documentos que comprovem o(s) motivo(s) exposto(s) na carta de intenções.

Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do Programa poderão se inscrever enviando toda a documentação e o requerimento de inscrição via Correio (Sedex) para: (Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Campus das Ciências Sociais, segundo andar, Rua Cel. Alberto Rosa, 154, Centro - CEP 96010-770, Pelotas/RS), desde que seja respeitada a data limite de postagem de 20/08/2010, ou se fazer representar por outra pessoa devidamente autorizada, via procuração. Não serão aceitas as inscrições enviadas que chegarem após essa data.

Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência sobre a documentação requerida para a inscrição.

Vagas

As vagas oferecidas para alunos especiais são decorrentes do não preenchimento pelos alunos regulares e estão assim disponibilizadas:

1) Disciplina ‘Elementos de Filosofia Moral’
Total de vagas: 05
Dia e Horário: Segunda-feira, 14h
Local: Campus das Ciências Sociais
Ministrante: Prof. Dr. Robinson dos Santos
Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: Os conceitos de liberdade em Kant. Liberdade como espontaneidade e como autonomia moral.  A passagem para o conceito de liberdade transcendental na Crítica da razão pura [Kritik der reinen Vernunft]. A fundamentação do conceito de liberdade como autonomia moral e o problema da dedução no âmbito da Fundamentação da Metafísica dos Costumes [Grundlegung zur Metaphysik der Sitten]. Interpretações sobre a relação entre a Fundamentação da Metafísica dos Costumes e a Crítica da razão prática: continuidade ou ruptura? O problema do mal na natureza humana segundo Kant.

2) Disciplina ‘As virtudes na Filosofia Antiga’
Total de vagas: 05
Dia e Horário: Terça-feira, 14h
Local: Campus das Ciências Sociais
Ministrante: Prof. Dr. João Hobuss
Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: Caráter, razão, desejo (orexis), desejo racional (boulesis), desejos não racionais (epithumia e thumos), emoções, deliberação (bouleusis), escolha deliberda (prohairesis), intelecto prático, percepção (aisthêsis), silogismo prático, incontinência (akrasia).

3) Disciplina ‘Sociedade e Estado na Filosofia Moderna e Contemporânea
Total de vagas: 05
Dia e Horário: Quarta-feira, 14 horas
Local: Campus das Ciências Sociais
Ministrante: Profs. Drs. Sonia Maria Schio
Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: A Filosofia Política de Hannah Arendt trata dos temas referentes ao fenômeno do Totalitarismo, abordando a ação humana, o “mal banal”, o pensamento, a compreensão. Nesse sentido, as questões sobre a liberdade, a história, a relação entre a moral e a ética, tem como fundamento a preocupação com a humanidade (humanitas). O estado, a sociedade, a lei, objetivando a cidadania, a preservação do espaço público e político, a atividade do pensamento e do juízo, e sua vivência autêntica, são temas para análise sob a perspectiva arendtiana. A “sociedade de massa”, com sua cultura específica, seu comportamento, sua adesão aos clichês, à mentira política, também serão questionados junto à compreensão do mundo contemporâneo oriundo da Modernidade.

4) Disciplina ‘Fundamentos filosóficos do pensamento político moderno’

Total de vagas: 05
Dia e Horário: Quinta-feira, 14 horas
Local: Campus das Ciências Sociais
Ministrante: Prof. Dr. Cláudio Leivas
Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: A presente disciplina objetiva empreender o exame de conceitos considerados centrais no pensamento político de Rousseau e Hegel, relacionando, comparativamente, as estruturas argumentativas desses dois pensadores, com ênfase na forma como eles concebem a liberdade, a vontade e o Estado. Empreenderemos, desse modo, o exame da liberdade social ou política em Rousseau, mostrando que seu escopo é circunscrito a uma “vontade geral” que, por ser legisladora, naturalmente impõe limites à liberdade de cada cidadão. A chave para sair de uma aparente incompatibilidade entre liberdade e obrigação conduz à ideia da “autonomia da vontade”, que Hegel (mas também Kant) tomará emprestado de Rousseau para forjar seu conceito de “vontade livre”. A liberdade política e ou a vontade livre - conforme mostraremos na segunda parte de nossa disciplina - servem de alicerce para alavancar o estado político moderno, seja no formato de uma construção humana ex nihilo (voluntarista e contratualista, conforme pensa Rousseau), seja ainda na forma inerente de um organismo vivo comunal (voluntarista e anti contratualista, conforme pensa Hegel), a saber, o “estado orgânico” hegeliano. Para além de nossos objetivos teóricos, nosso propósito “prático” será direcionado à promoção de um intenso debate em sala de aula sobre a relevância desses e outros termos no contexto da filosofia política contemporânea.

Seção: Notícias