Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

UFPel inaugura Núcleo de Estudos Fronteiriços nesta sexta(30) em Livramento

29 de Julho de 2010

Órgão servirá como extensão do Centro de Integração do Mercosul

Em ato que integra as comemorações dos 187 anos de fundação da cidade de Santana do Livramento, será inaugurado nesta sexta-feira(30), pelo reitor da UFPel, Cesar Borges, prédio do Núcleo de Estudos Fronteiriços, localizado na rua Duque de Caxias, na frente da praça General Osório, naquela cidade.

A unidade que integra o Centro de Integração do Mercosul da UFPel terá enfoque voltado às políticas de integração transfronteiriça, programas de intercâmbio educacional e ao estímulo às relações de caráter sócio-cultural entre o Brasil e países do Mercosul, servindo ainda como base de apoio estratégico e operacional aos órgãos governamentais brasileiros.

As peculiaridades culturais, econômicas e sociais nas regiões de fronteira tem sido tema recorrente no debate sobre o processo de integração dos países do Mercosul. Para as políticas públicas avançarem neste processo é necessário conhecer de modo mais íntimo as características e especificidades dos sujeitos, dos municípios e das regiões que compõem o território fronteiriço.

A implantação do Núcleo de Estudos Fronteiriços tem como foco principal, estudar e estimular a integração entre os países do Mercosul, numa perspectiva a partir do território fronteiriço, pois deste, emergem de fato os processos de integração social entre os habitantes, bem como são experimentadas em primeiro plano as decisões governamentais relativas ao processo de integração.

A criação de institutos, centros de pesquisa, núcleos de estudo e outras atividades participativas quanto à temática fronteiriça, além de contribuírem para a percepção das especificidades dos municípios de fronteira, também servirão de apoio as comunidades locais e seus governantes no desenvolvimento de ações conjuntas à integração socioeconômica e a eficiência dos serviços públicos e privados oferecidos nestas localidades.

Seção: Notícias