Projeto que atende população atingida por barragens é coordenado por docente da UFPel

28 de Julho de 2010

O projeto de pesquisa e desenvolvimento “Avaliação dos resultados e proposição de modelo de programa de remanejamento da população atingida por empreendimentos hidrelétricos”, recentemente aprovado, com início em 1º de agosto de 2010 e término previsto para 30 de setembro de 2014, e que prevê a aplicação de recursos da ordem de R$ 1,06 milhão, tem na coordenação o professor de ciência política do Instituto de Sociologia e Política da UFPel, Hemerson Luiz Pase, com a participação de professores e pesquisadores da UFRGS, UFSC, Unicamp e UFPR.

O objeto de estudo é o conjunto de empreendimentos hidrelétricos da bacia do Rio Uruguai, mais especificamente os empreendimentos de Campos Novos (SC), Pinhal da Serra, Itá, Machadinho e Foz do Chapecó, todos na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O projeto insere-se na área de avaliação de políticas públicas e pretende avaliar o resultado dos programas de remanejamento executados, bem como propor ajustes e, inclusive, nova formatação.

Os recursos para a execução do projeto são provenientes da Barra Grande Energia, empresa que atua no setor elétrico (opera a usina de Pinhal da Serra), e a execução financeira, contábil e fiscal será por conta da Fundação de Amparo à Pesquisa - Fapeu, ligada à UFSC. O projeto foi chancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel.