Hospital Escola UFPel/FAU recebe visita de pesquisador

26 de Julho de 2010

jose-vilar.JPG O Hospital Escola UFPel/FAU recebeu na última sexta-feira (23) a visita do coordenador geral do estudo Intergrowth, José Villar, da Universidade de Oxford, na Inglaterra. O Intergrowth é o estudo internacional sobre crescimento fetal e do recém-nascido que está sendo desenvolvido simultaneamente no Brasil, China, Itália, Índia, África, Arábia, Inglaterra e Estados Unidos.

visita-jose-vilar.JPG O objetivo da visita do pesquisador é acompanhar de perto o andamento do trabalho, que iniciou em Pelotas em abril de 2010 e que é realizado no Hospital Escola UFPEL/FAU e em outros três hospitais da cidade.

Pelotas é a única cidade da América Latina a participar do projeto, que resultará na Curva Padrão Internacional de Crescimento Fetal e do Recém-nascido, a ser utilizada pela Organização Mundial de Saúde. A meta é determinar novos padrões descrevendo o crescimento fetal normal e o estado nutricional do recém-nascido, e correlacioná-los ao risco neonatal.

Segundo Villar, um dos fatores responsáveis por incluir Pelotas nesta pesquisa, foi a existência do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel. “Foi um fator muito importante para escolher a cidade, pois não precisa haver treinamento de pessoas, já se tem essa tradição de investigação, além de Pelotas ter um bom nível de atenção médica”.

O estudo deve terminar em maio do ano que vem e segundo o pesquisador, irá fazer com que melhore a atenção à saúde das crianças e seu estado nutricional.