UFPel trabalha no combate à mortalidade materno-infantil em parceria com a OMS e a Unicef

21 de Julho de 2010

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), representada pelos pesquisadores Cesar Victora e Aluisio Barros, participa de projetos conjuntos com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o apoio de outras instituições internacionais, no combate às mortalidades materna, neonatal e infantil.

Com o objetivo de discutir um plano de ações concretas para promover a melhoria no padrão de vida da população mundial, foi definido um conjunto de oito metas a serem atingidas até 2015, conhecidas como Metas de Desenvolvimento do Milênio. São elas:
1ª) Erradicar a pobreza extrema e a fome.
2ª) Atingir o ensino básico universal.
3ª) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.
4ª) Reduzir a mortalidade infantil.
5ª) Melhorar a saúde materna.
6ª) Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças.
7ª) Garantir a sustentabilidade ambiental.
8ª) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Contagem Regressiva 2015: análise da Sobrevivência Materna, Neonatal e Infantil é uma iniciativa construída através do compromisso de acadêmicos, governos, organismos internacionais, associações de profissionais da saúde, doadores e organizações não-governamentais, que busca alcançar as metas 4 e 5 do milênio.

O relatório da década 2000-2010 voltado para estas metas (4 e 5) foi lançado recentemente em Washington, com a participação dos professores da UFPel. O relatório analisa dados de 68 países que registram pelo menos 95% das mortes maternas e infantis no mundo. O próximo relatório será publicado em 2012.

A UFPel é responsável pelas análises de inquéritos epidemiológicos nestes 68 países, com ênfase no estudo de como reduzir as desigualdades sociais e regionais como estratégia para alcançar as metas do milênio. Mais informações no site www.countdown2015mnch.org.