Está em Pelotas o coordenador geral do estudo Intergrowth, José Villar, da Universidade de Oxford, na Inglaterra. O Intergrowth é o estudo internacional sobre crescimento fetal e de prematuros que está sendo desenvolvido simultaneamente entre o Brasil, China, Itália, Índia, Quênia, Omã, Inglaterra e Estados Unidos.
A pesquisa possui três componentes, que são:
1.Estudo do crescimento fetal, que começa entre 9 e 14 semanas de idade gestacional, onde o crescimento do feto é monitorado clinicamente, através da altura uterina e por ultrassonografia até o nascimento, em uma população de gestantes saudáveis.
2.Estudo de seguimento pós-natal de prematuros, seguindo recém nascidos pretermo (> 26 e <37 semanas) para descrever seu padrão de crescimento pós- natal.
3.Estudo transversal de recém nascidos, incluindo todos os nascidos nos centros participantes no período de doze meses, avaliando morbidades e mortalidade neonatal.
Villar fica por três dias em Pelotas, onde cumpre uma agenda intensiva de reuniões com os pesquisadores da UFPel Fernando Barros e Mariângela Silveira, responsáveis pela investigação no Brasil, e de visita aos chefes das maternidades locais, clínicas de ultrassonografia e às entrevistadoras do estudo.
Também irá proferir a palestra “Como os obstetras podem contribuir para o sucesso dos programas de saúde materna?”, na Sociedade de Medicina, nesta quinta-feira (22), às 19h30min.
O objetivo principal da visita de Villar é a supervisão do trabalho de campo do Estudo Perinatal que iniciou em Pelotas em abril de 2010 e que é realizado nas Maternidades da Santa Casa, Hospital Universitário da UFPel, Hospital São Francisco de Paula e Hospital Miguel Piltcher.