Professor da UFRGS palestra no PPGQ

20 de Julho de 2010

Ocorrerá nesta quarta-feira(21), às 14h, no Mini-Auditório do Instituto de Química e Geociências (IQG), o seminário “Síntese e aplicação de derivados Peptídicos como Organocatalisadores”, ministrado pelo professor dr. Paulo Henrique Schneider, da UFRGS.Resumo do Seminário:
Reações assimétricas mediadas por organocatalisadores vêm sendo utilizadas como uma versátil ferramenta sintética para a síntese de produtos naturais com grande complexidade estrutural. Neste contexto, o aminoácido prolina apresenta um papel fundamental como mediador destas reações. Dentre os organocatalisadores mais utilizados, destacam-se os peptídeos, pois são facilmente sintetizados a partir da combinação entre dois ou mais aminoácidos. Este seminário tem por objetivo apresentar resultados recentes do desenvolvimento e aplicação de novos organocatalisadores derivados de peptídeos.

Sobre o palestrante:
Paulo Henrique Schneider, Professor adjunto do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2006 e bolsista nível 2 em produtividade e pesquisa do CNPq . Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). No mesmo ano ingressou no programa de Pós-Graduação pela mesma Universidade, obtendo o Título de Doutor no ano de 2004. Durante o doutorado realizou um estágio de curta duração no Institut für Pflanzenbiochemie, Halle, Alemanha (2003). Após um estágio de Pós Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), ele iniciou sua carreira independente quando foi contratado como professor na mesma Universidade. É coordenador da Central Analítica do Instituto de Química da UFRGS. Desenvolve projetos de pesquisa na área de catálise, desenvolvendo novos catalisadores e organocatalisadores quirais para aplicação em reações assimétricas. Atua ainda na síntese de compostos organocalcogênios com ênfase especial na sua aplicação na área de materiais.