Congresso Internacional de Educação a Distância discutirá desafios metodológicos

16 de Julho de 2010

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, entre os dias 20 e 22 de outubro, o 1º Congresso Internacional de Educação a Distância (CIED). O evento será realizado no Teatro Guarany e instalações da UFPel e tem o objetivo de refletir sobre os desafios metodológicos da Educação a Distância (EAD) no ensino superior. A proposta é debater sobre experiências em instituições públicas e privadas, do Brasil e do exterior, a fim de enfocar as inovações científicas e tecnológicas em EAD e elucidar aspectos das metodologias empregadas nessa modalidade de ensino.

O intercâmbio intelectual com pesquisadores renomados de outros países contribuirá para enriquecer as produções e abrir novos caminhos nas pesquisas científicas, além de facilitar a articulação de projetos colaborativos com instituições nacionais e internacionais.

Destaca-se, ainda, a contribuição para a formação continuada de um número expressivo de profissionais e alunos, multiplicadores de uma educação a distância de qualidade e construtores de redes formais e informais voltadas ao desenvolvimento dessa modalidade de ensino.

O CIED está organizado em quatro eixos temáticos, que são Políticas Públicas,  Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Ensino Aprendizagem em EAD e Perspectivas em EAD. Destaca-se que esses eixos não excluem a participação de trabalhos com outras temáticas concernentes à EAD.

As inscrições de trabalhos ocorrem até o dia 31 de julho. Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis no site www.ufpel.edu.br/cead/congresso.

20/10/2010 (quarta-feira)
Manhã – Local: Teatro Guarany

• 7h30min -9h – Credenciamento
  • 9h-9h30min - Solenidade de Abertura
  • 9h30min-11h30min - Mesa Redonda: Os cursos EAD da UFPel – Integrantes: Profª Drª Eliana Póvoas Brito; Profª Drª Maria Pia Mendoza Sassi, Prof. Dr. Luiz Alberto Brettas ; Prof. Dr. José Fernando Kieling, Prof. Dr. José Ricardo Kreutz
  • 11h30min – 12h30min – Inscrições nos Workshops e Orientações sobre a Capacitação

• 14h-18h – Workshops e Oficinas de Capacitação

Noite – Local: Teatro Guarany

• 19h-21h - Palestra “Desafios das políticas públicas em EAD” – Palestrante Convidado do Ministério da Educação; Mediador: Profª Drª Eliana Póvoas Brito (Pró-Reitora de Graduação da UFPEL).
  • 21h-21h30min – Atividade Cultural

21/10/2010 (quinta-feira)
Manhã – Local: Teatro Guarany

• 9h-12h - Mesa Redonda 1: “Desafios do ensino aprendizagem em EAD” – Integrantes: Profª Drª Alda Pereira (UA Portugal – Web Conferência), Profª. Drª. Patrícia Alejandra Behar (UFRGS/Brasil), Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro (UFPEL/Brasil) e mediador.

• 14h-18h - Workshops e Oficinas de Capacitação

Noite – Local: Teatro Guarany

• 19h-21h - Mesa Redonda 2: “Desafios das tecnologias mediando os processos de aprendizagem” – Integrantes: Profª. Drª. Marianne Stumpf (UFSC/Brasil), Prof. Msc. Luciano Maciel Ribeiro (UFPEL/Brasil), Profª Drª Márcia Veloso de Menezes (UFOP/Brasil) e mediador.
  • 21h-21h30min – Atividade Cultural

22/10/2010 (sexta-feira)
Manhã – Local: Universidade Federal de Pelotas

• 9h-12h30min - Sessões de Comunicação Oral e Exposição de Pôsteres

• 14h-18h - Sessões de Comunicação Oral e Exposição de Pôster

Noite – Local: Teatro Guarany

• 19h-21h - Mesa Redonda 3: “Perspectivas em EAD” - Integrantes: Profª Drª Alessandra Dahmer (UFCSPA/Brasil) , Prof. Dr. James Petch (Inglaterra), Prof. Dr. Enrique Martinez Larrechea (UDE/Uruguai) e mediador.
  • 21h-22h – Atividade Cultural e Solenidade de Encerramento.