Doutoranda em Agronomia está entre os 14 selecionados, em todo o mundo, para programa de bolsas da Monsanto

24 de Junho de 2010

A aluna do curso do Doutorado em Agronomia da UFPel Renata Juliana Ahlert é uma das 14 selecionadas em todo mundo para o Programa Beachell-Borlaug International Scholars, da Monsanto, que financia bolsas de estudos para cientistas e estudantes universitários interessados em desenvolver novas tecnologias para produção de arroz e trigo. Com o tema Melhoramento de arroz para tolerância ao frio no Sul do Brasil, a engenheira agrônoma dividirá seus estudos com pesquisadores de outros 11 países.
Segundo Renata, a ideia da participação surgiu como uma possibilidade de incrementar ainda mais os estudos na área de arroz. Além disso, o trabalho desenvolvido, que recebeu importante orientação do professor Antônio Costa de Oliveira, coordenador do Centro de Genômica e Fitomelhoramento da UFPel, poderá beneficiar não só o Brasil, mas todos os países que sofrem com o frio. “Esta é uma oportunidade única, já que é muito importante para a comunidade científica brasileira estar presente em um programa reconhecido como este”, destaca a pesquisadora.
Contribuição para a agricultura e ciência
“Este é, de fato, um programa de alcance global, envolvendo duas das culturas mais importantes do mundo. Nos dois primeiros anos, tivemos vencedores de 17 países e universidades representadas nos seis continentes”, disse Ed Runge, diretor do programa. “As contribuições desses alunos para a agricultura e à ciência terão impacto sobre a produção de arroz e de trigo para as futuras gerações”, declarou o vice-presidente de Melhoramento de Plantas Mundial da Monsanto, Ted Crosbie, que considerou os projetos inovadores.
A lista completa dos vencedores e seus projetos está disponível no site do programa (http://www.monsanto.com/responsibility/sustainable-ag/produce_more/beachell_borlaug/default.asp), que homenageia os pesquisadores Henry Beachell e Norman Borlaug, vencedores do World Food Prize e pioneiros nos trabalhos científicos de melhoramento genético das duas culturas. Arroz e trigo foram escolhidos porque, estima-se, são a base nutricional de 3 bilhões de pessoas, principalmente em países em desenvolvimento. O programa faz parte do compromisso da Monsanto em colaborar para o aumento da produção mundial de alimentos, com maior preservação dos recursos naturais.
Inscrições recomeçam em novembro
As inscrições para o Programa Beachell-Borlaug International Scholars estarão novamente abertas a partir de 1º de novembro, com término em 1º de fevereiro de 2011. Os estudantes interessados podem obter mais informações no site www.monsanto.com/mbbischolars.