Secretária de Educação Superior do MEC visita a UFPel

18 de Junho de 2010

sesu.jpgEm palestra proferida nesta sexta-feira(18), no auditório da Faem, dentro do Ciclo de Debates sobre Direito Social à Educação: Educação Básica e o acesso ao ensino superior, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da UFPel, a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, fez uma defesa contundente do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que, segundo ela, deu início a um processo de democratização do acesso à educação superior no país. Participaram do encontro, além da comunidade acadêmica da UFPel, representantes de outras instituições, como UCPel, UFSM, IF-Sul, Secretaria Municipal de Educação e 5ª CRE.

Transmitida online para os 38 polos parceiros da UFPel do sistema UAB (Universidade Aberta), a conferência abordou os impactos e perspectivas do novo sistema para a educação brasileira, sendo antecedida por um momento artístico, a cargo do duo de violões Alexandre Simon e José Daniel, alunos do Bacharelado de Música.

A titular da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) introduziu sua palestra afirmando que o direito à educação é um consenso, mas quando se trata de direito da educação, as diferenças de políticas e visões de mundo se fazem presentes. “O Governo fez a opção de colocar a educação no centro do desenvolvimento do país”, observou, ao apresentar os investimentos do Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) no conjunto das 58 instituições do país – ao todo, R$ 2,5 bilhões.

Segundo ela, o segundo passo está sendo a radicalização da utilização do Enem, já aplicado há cerca de dez anos, mas que passa a ser uma forma de ingresso à educação superior. Na visão do MEC, o processo, complementado pelo SiSU, valoriza as qualidades dos estudantes e democratiza o acesso à universidade, a partir da possibilidade de mobilidade estudantil. “O vestibular, que era um mal necessário, talvez não tenha deixado de ser um mal, mas não é mais necessário”, enfatizou Maria Paula Bucci.

Ela apresentou números sobre a mobilidade de estudantes, segundo os quais a mobilidade interregional ficaria em 13 por cento, e a mobilidade entre estados limítrofes, em 10 por cento. Nas estatísticas da Sesu, os estados “importadores” de estudantes são aqueles com maior oferta de vagas, e os “exportadores” aqueles que praticamente não ofereceram vagas (instituições que não aderiram ao sistema).

De acordo com a palestrante, a UFPel teve o vislumbre de que o SiSU seria um processo importante, ao possibilitar o diálogo com o ensino médio, em sua opinião, uma das maiores virtudes do novo sistema. Ela saudou a oferta de um total de 16,5 mil vagas proporcionadas pelo SiSU, em âmbito nacional.Maria Paula disse que o novo sistema de ingresso no ensino superior traduz um compromisso com um novo cenário para a educação brasileira. “Quando falamos em direito à educação, precisamos de uma prática mais inclusiva, rompendo a inércia e buscando uma visão mais abrangente”.

Ao ouvir reivindicações como a maior assistência estudantil, a representante do MEC afirmou que os recursos deverão crescer e que o processo se complementa com as novas políticas de extensão, com a reformulação da legislação dos estágios e com os bacharelados interdisciplinares.Em sua manifestação, o reitor Cesar Borges reiterou a urgência do início da construção da nova Casa do Estudante, a ampliação do sistema de restaurantes e demais ações de acolhimento aos novos alunos.

sesu1.jpgInauguração – No segundo momento da programação, os participantes do ciclo de Debates foram conduzidos a um novo prédio, situado ao fundo do campus Capão do Leão, que abriga um conjunto de salas de aula, destinadas a cursos das áreas básicas. O assim denominado, Complexo Educação I, foi então inaugurado por Maria Paula Bucci, que dividiu o descerramento da placa alusiva ao ato com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Elio Paulo Zonta, e com um acadêmico do curso de Biologia. A visitante saudou a importância da obra, viabilizada pelo Reuni, lembrando que o programa evidencia o protagonismo da sociedade em apresentar demandas e a capacidade das universidades de elaborar projetos.

Visita – Na parte da tarde, o reitor Cesar Borges conduziu a secretária a uma visita às instalações e obras do Campus Anglo. Na visita, Maria Paula conferiu uma exposição sobre os cursos da Universidade, visitou salas de aula e as novas instalações do curso de Enfermagem. sesu2.jpgNa oportunidade, a secretária conheceu o Programa Vizinhança, que busca a integração entre a comunidade do entorno do Campus Porto e a Universidade, e visitou uma sala de aula no bloco B, onde as crianças da comunidade estavam aprendendo espanhol com as acadêmicas do curso de Letras.Por fim, Maria Paula visitou uma Mostra Fotográfica sobre o desenvolvimento e crescimento da UFPel através do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).