Grupo de Ovinocultura presente no Fórum do Alto Camaquã

31 de Maio de 2010

Os alunos do curso de Doutorado do Programa de Pós–Graduação em Zootecnia da UFPel Julcemar Kessler, Michelle Gonçalves, Róberson Macedo, Raquel Klumb e Jaqueline Lemes, orientados dos professores José Carlos da Silveira Osório e Maria Teresa Moreira Osório,  e a acadêmica do curso de Zootecnia Fernanda da Rosa representaram a Universidade Federal de Pelotas e o Govi – Grupo de Ovinocultura do Departamento de Zootecnia, no 5º Fórum Regional do Alto Camaquã que foi realizado na cidade de Caçapava do Sul na sexta-feira (28).

O encontro teve por objetivo reunir as instituições, as associações, os órgãos públicos e os produtores rurais que estão integrados no Alto Camaquã, que se refere à parte alta da bacia do Rio Camaquã estando os municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista com o intuito de discutir temas considerados prioritários fortalecimento da marca “Alto Camaquã”, turismo, pecuária familiar, educação, novas estratégias produtivas, entre outros assuntos abordados.

Este projeto se concentra no território local para que as riquezas naturais existentes nesta região, suas características históricas, turísticas, gastronômicas e pecuárias sejam transformadas em um diferencial caracterizador de seus produtos, integrando ações de pesquisa e participação dos envolvidos para o desenvolvimento regional.

Portanto, o projeto é um forte contribuidor para a sustentação do desenvolvimento regional, com visão ecológica, agregando valores aos variados produtos oriundos do território do Alto Camaquã. Para tanto, o Grupo Govi colabora com os estudos da caracterização qualitativa da carne de cabrito e cordeiro, visando à inserção destes em mercados diferenciados. Mais informações pelo site http://sites.google.com/site/goviufpel/ e nas redes sociais, busque Alto Camaquã.