Abre nesta quarta(26) a Jornada de História Antiga

26 de Maio de 2010

Numa promoção do Instituto de Ciências Humanas(ICH) da UFPel, CEAM-ICH-UFPel e GT - História Antiga (ANPUH/RS), será realizado, desta quarta-feira(26) até a sexta-feira(28), no Auditório do Colégio São José, a XI Jornada de História Antiga. As inscrições poderão ser feitas no local, a partir das 18h.

São coordenadores do evento: Fábio Vergara Cerqueira – Diretor do Instituto de Ciências Humanas/UFPel e Caterine Henriques Mendes – coordenadora do GTHA-RS-ANPUH. A secretaria e coordenação da comissão de apoio está a cargo de Katia Amorim Macedo.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 81352175 e 32845523.

Apresentação

Os estudos sobre o mundo antigo têm se caracterizado pela preocupação em acompanhar debates teóricos contemporâneos, fazendo cair por terra o preconceito de que estariam desconectados das questões atuais.

Nos últimos anos, a antiguidade tem sido vista e revista sob a influência de conceitos como globalização, diversidade, fronteira, etnicidade, memória e identidade.

A XI Jornada de História Antiga, realizada em 2009, conjuntamente ao I Encontro de Estudos Medievais, coordenado pela professora Rajene Jardim, iniciou um ciclo de debates sobre paradigmas pós-modernos. Após refletirmos sobre a diversidade cultural, na décima edição do evento, propomos agora, na XI Jornada de História Antiga, trazer ao público interpretações balizadas nos conceitos de memória e identidade, abordados por meio de várias interconexões conceituais e temáticas: deveres de memória; memória e procedimentos legais, memória e práticas funerárias, memória e arte; memória e história, memória e musas, retórica e história; memória, escrita da história e tradição; identidade e tradições culturais, identidade e divindades, memória e religiosidade, contatos entre identidades religiosas.

“Ao apresentarmos o impacto destes conceitos sobre pesquisas de História antiga desenvolvidas no Rio Grande do Sul, esperamos contribuir para enriquecer este debate, por meio do qual a historiografia atual se apropria da perspectiva antropológica fomentada pelos conceitos de memória e identidade. Estes conceitos integram as áreas dos dois programas de mestrado em funcionamento no Instituto de Ciências Humanas, o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural e o Mestrado em História, que tem como áreas de concentração Fronteiras e Identidade”, observa o diretor do ICH, professor Fábio Vergara Cerqueira.

Caterine Henriques Mendes, coordenadora do GT de História Antiga da ANPUHRS, acrescenta: “Começamos a ver que uma outra Antigüidade é possível, abandonando modelos interpretativos rígidos, empiristas e mecanicistas, em prol de uma epistemologia da diversidade e da fluidez das dinâmicas culturais e interações cotidianas, epistemologia em que memória e identidade desempenham papel crucial”.

Programação Quarta-feira – 26/05/2010

19:30 – Abertura

19:40 – Conferência de Abertura

Memória e regimes memoriais: elementos para um debate contemporâneo”Maria Letícia Mazzucchi Ferreira (UFPEL) Quinta-feira – 27/05/2010

08:00 às 10:00

Minicurso: Tópicos de Iconografia da Grécia AntigaPedro Luis Machado Sanches (UFPEL) e Fábio Vergara Cerqueira (UFPEL)

10:30 às 11:30

Retórica e história N’os sertões, de Euclides da Cunha: O Ethos do historiador.Anderson Zalewski Vargas (UFRGS)

14:00 às 15:30

A memória no procedimento legal de Gortina: uma análise de duas inscrições do primeiro quarto do século V a.C.

Luis Fernando Telles Dajello (mestrando em História - UFRGS)Práticas funerárias e memória familiar em Atenas: tradição e pólis em conflito

Kátia Amorim Macedo (Graduada em História – Especializanda em Educação – UFPEL)

16:00

Modelos educativos nas Biografias de Plutarco: identidade, memória e tradição cultural grega no Império romano