Parceria com a Eletrobrás viabiliza inauguração de Laboratório de Conforto e Eficiência Energética da FAUrb

25 de Maio de 2010

labcee.JPG Em solenidade que contou com a presença do reitor Antônio César Borges e diretores da Eletrobrás, foram inauguradas oficialmente, na terça-feira(18), as instalações do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb/UFPel). O laboratório é resultado de um convênio firmado em 2003 entre as instituições e é visto como um passo decisivo na incorporação dos temas de Conforto Ambiental e Eficiência Energética no currículo das instituições de ensino superior. Os recursos investidos pela Eletrobrás, R$ 152 mil, foram utilizados na aquisição de equipamentos para implantação do laboratório, além de financiar bolsas de estudo em graduação.

lab-faurb.JPG O LABCEE, que tem como coordenador o professor Antônio César Silveira Baptista da Silva, atual diretor da FAUrb, possui uma área total de 67m² e dispõe de equipamentos que possibilitam a qualificação da aprendizagem na área de conforto térmico, acústico e lumínico. Atuando também na área de eficiência energética, o laboratório é responsável pela gestão do Programa Permanente de Gerenciamento de Energia Elétrica da instituição, que conseguiu uma economia nas faturas de energia de, aproximadamente, R$ 500 mil desde 2006, quando foi iniciado. Além disso, através de parceria com a CEEE, obteve investimentos de R$ 90 mil para substituição completa do sistema de iluminação dos prédios da FAUrb e Instituto de Artes e Design (IAD), serviço já realizado em 2008, e já tem aprovado projeto similar para o Campus Capão do Leão, no Programa de Eficientização Energética da concessionária, ciclo 2009/2010, com valores na ordem de R$ 400 mil.

Desde o início de suas atividades, o laboratório já desenvolveu mais de 20 projetos, entre ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o órgão conta em seu corpo técnico com dois professores ligados diretamente à área de conforto, um engenheiro eletricista e um técnico em eletricidade, além de cinco bolsistas da graduação e mestrandos do programa de pós-graduação da unidade.

Os diretores da Eletrobrás presentes ao evento, Djamil Barbosa e Fernando Perrone, salientaram que não se tratava de uma inauguração e sim de um reconhecimento oficial de funcionamento do laboratório, em função das inúmeras atividades já desenvolvidas até o momento. Em suas manifestações, destacaram que a contribuição do LABCEE deu-se não apenas na formação de profissionais capazes de incorporar conforto ambiental à economia de energia em seus projetos, mas também no apoio técnico e subsídio à metodologia que regulamenta a Lei 10.295/2001 - a chamada Lei de Eficiência Energética -, e à metodologia de avaliação do desempenho energético de edificações comerciais, de serviços e públicas, conduzida pelo Ministério de Minas e Energia.

Na solenidade, os visitantes entregaram ao reitor Cesar Borges um protocolo de intenções, em que a Eletrobrás se compromete a apoiar o LABCEE em outro objetivo: capacitar o laboratório para que possa se tornar um órgão de inspeção acreditado pelo Inmetro para a aplicação da “Regulamentação para Etiquetagem em Edificações Comerciais, Públicas e de Serviço”. Semelhante ao programa já desenvolvido em equipamentos como refrigeradores e condicionadores de ar, a regulamentação pretende etiquetar os prédios em relação à eficiência energética de seus sistemas de iluminação, condicionamento de ar e envoltória.

O reitor, em sua fala, salientou o bom relacionamento entre as instituições, comprometendo-se a buscar as condições necessárias para que o LABCEE possa se credenciar para mais este desafio. O coordenador do laboratório, professor Antônio César, enalteceu a melhoria das condições de ensino nas disciplinas da área após a instalação do mesmo, além de proporcionar condições para a qualificação dos projetos de pesquisa na unidade. Informou também que, no novo projeto de ampliação da unidade, com previsão de licitação para este ano, já consta uma área para instalação do futuro Laboratório de Inspeção e Certificação.

Por fim, os representantes da UFPel e da Eletrobrás confirmaram que, em breve, terão um novo encontro para a formalização dos assuntos tratados, bem como para buscar o estreitamento das relações entre as instituições, visando a ampliação das ações conjuntas.