Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Curso de Bioecologia e Controle de Formigas Cortadeiras e Receituário Agronômico

25 de Maio de 2010

Nos dias 8 e 9 de junho, das 19h às 22h30min, o grupo PET Agronomia estará promovendo o curso de Bioecologia e Controle de Formigas Cortadeiras e Receituário Agronômico, ministrado pelo professor Alci Enimar Loeck, doutor em Entomologia pela USP/ESALQ. O curso será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas (SME).
A atividade visa promover um intercâmbio dos conhecimentos gerados dentro da instituição, com as experiências e dificuldades encontradas por produtores e profissionais nas atividades agrícolas, complementando assim a formação profissional de graduandos e graduados em Agronomia.
A compreensão da bioecologia das formigas cortadeiras propicia um correto procedimento de controle destes insetos, o que tem sido amplamente exigido por profissionais e produtores ligados à produção agrícola e florestal.
As inscrições podem ser feitas no Departamento de Engenharia Rural, na sala do grupo PET Agronomia, número 305. Obterão certificado de oito horas os ouvintes que participarem nos dois dias de curso.

Justiticativa
Em vista das perdas significativas nas áreas cultivadas de nossa região, agregado ao fato da falta de conhecimento em relação a bioecologia das espécies de formigas cortadeiras, o controle destas não é tão eficiente quando comparado ao manejo destes formigueiros, levando em consideração a biologia e ecologia das mesmas. A compreensão da bioecologia das formigas cortadeiras propicia um correto procedimento de controle das mesmas, o que tem sido amplamente exigido por profissionais e produtores ligados à produção agrícola e florestal. As atualizações sobre este assunto normalmente ficam restritas à comunidade científica, bem como àqueles que têm possibilidades de participar de eventos, como congressos em nível regional e/ou nacional. No Brasil, os agrotóxicos e afins só podem ser comercializados diretamente ao usuário, mediante a apresentação da receita agronômica. O profissional de agronomia legalmente habilitado deve prescrever e orientar a técnica para utilização de agrotóxicos.
Mais informações no site


http://www.ufpel.edu.br/faem/pet/ .

Seção: Notícias