Pesquisadores da Faem recebem prêmio da FAO

24 de Maio de 2010

A FAO, órgão da ONU para a alimentação, e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) da Universidade Estadual de Campinas divulgaram, no dia 21 de maio, os ganhadores do Concurso de Pesquisa em segurança alimentar e nutricional.

Os ganhadores foram anunciados em Brasília, pelo Representante Regional da FAO para América Latina e Caribe, Graziano da Silva, durante reunião de consulta regional sobre as “Diretrizes voluntárias sobre governança responsável da propriedade da terra e outros recursos naturais” promovida pelo órgão.

“A pesquisa sobre segurança alimentar e nutricional é absolutamente fundamental para medir os impactos das políticas sociais e adaptar as lições apreendidas nos diversos países às distintas realidades regionais”, afirmou o representante da FAO, ao fazer o anúncio.

Os pesquisadores Cláudio Becker e Flávio Sacco dos Anjos, respectivamente doutorando e orientador, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem) da UFPel, são autores do artigo intitulado “Segurança alimentar e desenvolvimento local: limites e possibilidades do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar nos municípios do Sul Gaúcho”.

Trata-se de trabalho de pesquisa considerado entre os cinco estudos mais importantes realizados entre oito países da América Latina e Caribe. Segundo Jorge Ortega, Oficial de Economia em Sistemas Alimentares da FAO, este prêmio é um justo reconhecimento aos investigadores que se interessam por gerar conhecimentos que fundamentam as políticas públicas para a redução da fome e desnutrição na região.