UFPel homenageia desenhista do brasão da Universidade, falecido ontem(17)

18 de Maio de 2010

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) rende sua última homenagem a Arthur Foerstnow, que desenhou o brasão da instituição e que faleceu de causas naturais, aos 81 anos, na noite desta segunda-feira(17), na Santa Casa de Misericórdia. Ele também foi o autor do brasão e da bandeira de Pelotas. Seu corpo está sendo velado na Capela B-2 do Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula e o sepultamento está marcado para as 16h30min.

Sua habilidade na área de desenho iniciou em 1966, quando foi contratado pela antiga Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul, instituição que deu origem à UFPel. Depois de uma passagem pela Emater do Pará, Foerstnow passou a integrar os quadros da Embrapa em Brasília, onde fez carreira, destacando-se no segmento de desenho agrícola. São milhares de capas de livros, periódicos, cartazes e ilustrações de todos os tipos e formatos, como resultado de mais de 60 anos de trabalho contínuo.

Arthur Foerstnow iniciou no tempo em que a arte gráfica tinha que ser produzida ao contrário, na pedra, para depois se transformar em positivo - o chamado processo de litogravura. Era necessária muita imaginação, mas foi com o talento demonstrado precocemente que conquistou seu primeiro emprego em 1946, quando foi contratado pela litografia da famosa Livraria do Globo.

Brasão de Pelotas
brasao_pelotas.gif O Brasão de Pelotas foi instituído em 1961 pelo prefeito João Carlos Gastal, através da lei nº 083, de 24 de outubro de 1961. Depois de um concurso proposto pelo vereador Darci Adam, foram recebidos vinte e oito trabalhos. Foi então escolhido como vencedor o Brasão feito por Arthur Foerstnow, que ficou sendo o Brasão da Cidade e que também ilustra a bandeira de Pelotas, colocado sobre uma tarja branca, ladeada por duas tarjas azuis.

Brasão da UFPel
logo-ufpel.bmp O escudo da UFPel, desenhado por Arthur Foerstnow, foi oficialmente aprovado em portaria expedida pelo reitor Delfim Mendes Silveira em 8 de maio de 1972. É composto de um escudo circular, centralizado na figura de um archote ladeado pelas letras alfa e ômega e cujo luzeiro é representado por seis raios simetricamente dispostos a partir de uma chama. Na parte inferior, uma “pelota” (associação à história do município) sobre ondas.