Falece o Professor Emérito da UFPel Alberto Rufino de Souza

12 de Maio de 2010

alberto-rufino.JPG Faleceu na manhã desta quarta-feira(12), depois de um longo período de enfermidade, o Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Alberto Rufino Rosa Rodrigues de Souza. O corpo está sendo velado no Auditório Dom Antônio Záttera, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), instituição onde Alberto Rufino exercia a docência depois de aposentar-se na UFPel. O sepultamento ocorrerá às 10h de quinta-feira, no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula.

Alberto Rufino de Souza, natural de Pelotas, nascido em 26 de fevereiro de 1933, portanto com 77 anos de idade, era casado com Léa Brod Rodrigues de Souza, com quem teve os filhos Daniel, professor de Direito nas Universidades Federal e Católica de Pelotas; Fábio, médico no estado do Paraná, de onde está se deslocando para acompanhar os cerimônias fúnebres; e de Aldo, já falecido e que exercia a advocacia.

Detentor da Figueira de Bronze do Mérito Zona Sul - evento oficializado pelo Governo do Estado do RS -, cuja distinção foi conferida em solenidade realizada nos anos 1980, no Clube Comercial de Pelotas, Alberto Rufino recebeu o título de Professor Emérito da UFPel em 18 de outubro de 2004, no Auditório da Faculdade de Direito, em sessão solene dos Conselhos Superiores da instituição, inserida nas comemorações dos 35 anos da Universidade.

Ao receber a honraria, o homenageado definiu o título de Professor Emérito como o mais alto galardão que a Academia pode proporcionar a alguém. Na oportunidade, Alberto Rufino, que dividiu sua atuação como docente entre instituições de Pelotas e Porto Alegre, agradeceu à UFPel por abrir-lhe a oportunidade de dialogar com sucessivas gerações, proporcionando-lhe “a enriquecedora experiência do magistério superior”.

Alberto Rufino educou várias gerações de bacharéis, que tiveram o privilégio de compartilhar da avidez insaciável de seu espírito na busca do saber humanístico, filosófico e jurídico.

O vice-reitor da UFPel, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes, no exercício da Reitoria, levará pessoalmente a bandeira da instituição, para que seja posta sobre o caixão, numa homenagem de reconhecimento à atuação docente de Alberto Rufino.

Currículo
Alberto Rufino de Souza possuía graduação em Filosofia pela UCPel (1961), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPel (1956) e doutorado em Ciências Humanas pela UFPel (1975). Era professor titular da UCPel. Possuía larga experiência na área do Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente no tema Estado de Necessidade.

Poliglota, dominava, além do português, os idiomas espanhol, italiano, francês e alemão. Autor dos livros Estado de necessidade: um conceito novo e aplicações mais amplas (Rio de Janeiro: Forense, 1979) e O Estado de Necessidade e o Sistema Penal Brasileiro (Rio de Janeiro: Forense, 1975), o destacado penalista teve também inúmeros capítulos publicados em livros de outros autores, além de vários artigos em jornais e revistas de circulação nacional.

Destacam-se, ainda, trabalhos completos e resumos publicados em anais de congressos, dezenas de participações em bancas examinadoras de trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, participações em bancas de comissões julgadoras, e orientações em dissertações de especialização e mestrado, prestadas a dezenas de estudantes.