XXIV Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas

28 de Abril de 2010

imagemarvoreeposte_menor.JPG Incentivar a pesquisa e a ciência desde os bancos escolares. Para alcançar este que é um dos seus principais objetivos, o XXIV Prêmio Jovem Cientista está com inscrições gratuitas abertas até 30 de junho deste ano, com o tema Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro. Nesta edição, serão distribuídos R$ 145 mil entre cinco categorias, incluindo R$ 30 mil para a instituição de ensino que tiver o maior número de trabalhos com mérito científico inscritos.

Entre as propostas de estudo, estão fontes renováveis, não renováveis e geração de energia, desenvolvimento humano e uso de energia, efeito estufa, aquecimento global, Protocolo de Kyoto, poluentes e camada de ozônio e exploração sustentável dos recursos energéticos, entre outros. De iniciativa do CNPq e patrocínio do  Grupo Gerdau, o Prêmio foi criado em 1981 e é reconhecido como o maior do setor na América Latina. Tem por objetivo incentivar os jovens pesquisadores a buscarem soluções simples a problemas do dia-a-dia e, nesta edição, desafia a pensarem em alternativas que diminuam os impactos ambientais causados pelo uso de diferentes fontes de energia.

A premiação ocorre em cinco categorias: Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio, Orientador e  Mérito Institucional,  e há, ainda, uma Menção Honrosa ao Pesquisador Doutor, que recebe R$ 15 mil. Por tradição, a entrega ocorre em Brasília, com a presença do Presidente da República e de autoridades da área de ciência e tecnologia, e os vencedores participam de eventos ligados ao setor, tais como a reunião anual da SBPC, maior encontro da ciência no país. Outras informações podem ser obtidas no site www.jovemcientista.cnpq.br, onde também é possível baixar o Kit Pedagógico desenvolvido para professores interessados em trabalhar o tema em sala de aula. O PJC também está no Twitter (@jovemcientista).

Kit Pedagógico para professores do Ensino Médio

O Prêmio Jovem Cientista apresenta uma ferramenta de estímulo para professores do Ensino Médio: um kit pedagógico composto por roteiros interdisciplinares, sugestões de exercícios e propostas de abordagens do tema Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro. O material está disponível para download no site www.jovemcientista.cnpq.br e os kits impressos podem ser solicitados gratuitamente pelos professores via site, pelo e-mail jovemcientista@frm.org.br ou ainda pelos telefones (021) 3232-8923, na Fundação Roberto Marinho.

A ideia é oferecer subsídios que ajudem a provocar o debate sobre o tema dentro da sala de aula em diferentes disciplinas, atividade que pode despertar nos jovens o interesse pelo Prêmio. Gerente de Meio Ambiente e uma das coordenadoras do PJC, Andrea Margit lembra que a participação do estudante do Ensino Médio é simples: basta elaborar uma redação sobre algum dos temas propostos, desenvolvida com ajuda do professor. Entre as possibilidades, estão fontes renováveis, não renováveis e geração de energia, efeito estufa, aquecimento global e exploração sustentável dos recursos energéticos.

No kit encontrado na internet, são propostas diferentes abordagens ao tema desta edição do Prêmio, entre elas, o potencial do Brasil no que diz respeito ao uso da energia eólica e ao uso da energia solar, a utilização das hidrelétricas e o consumo energético do país. Reflexões como a possibilidade de o próprio estudante efetuar mudanças em seu dia-a-dia de forma a contribuir para a redução do consumo enérgico também são apresentadas. Os assuntos podem ser tratados em todas as disciplinas. Na Matemática, por exemplo, o aluno pode calcular o gasto de energia de determinados aparelhos, avaliar quais estão entre os mais econômicos e analisar o total da economia que se faz ao optar por estes aparelhos.

Saiba mais sobre o Prêmio Jovem Cientista

A premiação

Categoria Graduado

1º lugar – R$ 20.000,00 (vinte mil reais)