Encontro de Pró-Reitores de Extensão começa nesta quarta(28) na UFPel

27 de Abril de 2010

A UFPel sediará nestas quarta(28) e quinta-feira o Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Federais, que exercem atividades nas fronteiras do país, como a primeira etapa do Seminário Internacional Permanente sobre Universidade e Integração Fronteiriça.

O evento, que será realizado no Centro de Integração do Mercosul da UFPel, tem confirmada a participação de instituições localizadas em todas as regiões de fronteira do Brasil. Estarão representadas as regiões do Acre (Peru e Bolívia), Amapá (Guiana Francesa), Amazonas (Venezuela, Colômbia e Peru), Mato Grosso do Sul (Bolívia e Paraguai), Paraná (Paraguai e Argentina), e Rio Grande do Sul (Argentina e Uruguai). Com isso, todas as áreas de fronteira estarão contempladas, da Guiana Francesa ao Chuí.

O Seminário é de grande relevância, pois constitui o primeiro debate, em nível de Brasil, com o foco voltado à integração e a desenvolvimento social na fronteira, a partir das universidades. A troca de experiências será fundamental para a maior visibilidade das ações de cada instituição.

Entre as autoridades que estarão presentes, o presidente da Andifes, reitor Alan Barbiero; o embaixador brasileiro junto à Aladi e ao Mercosul, Regis Arslanian; a professora Laura Tavares Soares, presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão; Alberto Kleinan, da Secretaria de Assuntos Internacionais da Presidência da República; Renata Furtado, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Rafael França, do Ministério da Integração Nacional; e representantes de instituições como Udelar (Universidade do Uruguai), UFRJ e USP, e de 15 outras universidades das regiões de fronteira do País.

No primeiro painel, às 9h30min da quarta-feira, um dos temas será Políticas, licenças e exigências com relação a investimentos com recursos estrangeiros nas áreas fronteiriças. O assunto é de interesse para o setor empresarial, pois tratará das políticas e encaminhamentos de projetos, configurando-se em oportunidade para os empresários apresentarem seus pleitos.

O dia 29 será dedicado à apresentação dos trabalhos das universidades de cada região, o que dará maior visibilidade ao que está ocorrendo nas fronteiras de Norte a Sul do país.

As inscrições ainda estão abertas. Mais informações pelos fones(53) 39211214 e 39211236, e-mail siprec.ufpel@gmail.com .

Programação:

Quarta-feira – 28 de abril

08:30 - Abertura do Encontro Reitor Alan Barbiero (Presidente da Andifes), Reitor Antonio Cesar Borges (UFPEL), Embaixador Regis Arslanian (Embaixador Brasileiro junto à Aladi e ao Mercosul), Profª Laura Tavares R. Soares (Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão), Alberto Kleiman (Secretaria de Assuntos Institucionais da Presidência da República)

09:30 - “O Diálogo Federativo e o Desenvolvimento Fronteiriço” – Alberto Kleiman (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República) e Renata Furtado, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

10:30 - Coffee break

11:00 - “O Mercosul e o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul(FOCEM) – Embaixador Regis Arslanian

12:00 - Almoço

14:00 - Mesa-redonda  “A América do Sul e a Integração” – Wanderley Costa (USP); “O papel das universidades na fronteira” – Enrique Mazzei (UDELAR/Uruguai); “A experiência do Comitê Binacional de Integração em Saúde – Rivera/Uruguai e Santana do Livramento/Brasil” – Ayda Gonçalves (Uruguai) “Los Jesuitas em La frontera: uma representación digital de La Calera de las Hérfanas” - Marcelo Payssé (UDELAR/Uruguai)

17:00 às 18:00 – Extensão Universitária e Integração Fronteiriça: o eixo do desenvolvimento. Laura Tavares Soares (Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão).

18:00 às 19:00- Apresentação das ações desenvolvidas pelas IFES nas fronteiras (15min/Universidade) Coordenador – Rafael França – Ministério da Integração Nacional

Quinta-feira – 29 de abril

08:00 às 12:00 - Apresentação das ações desenvolvidas pelas IFES nas fronteiras (15min/Universidade) Coordenador – Rafael França – Ministério da Integração Nacional

12:00 - Almoço