Alunos do CAVG participam de escavação arqueológica

26 de Abril de 2010

saida-de-campo-toto.JPG Um grupo de aproximadamente 30 alunos do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG) visitou, no sábado(23), a escavação arqueológica em curso no Balneário do Totó, com a coordenação de campo do arqueólogo mestrando Aluísio Gomes Alves (MAE/USP).
A visita insere-se dentro do Programa de Educação Patrimonial desenvolvido pelo (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Arqueologia e Antropologia) do Instituto de Ciências Humanas(ICH/UFPel), sob a coordenação do professor Fábio Vergara Cerqueira. A aplicação do programa no CAVG iniciou em 2009, com a louvável participação e estímulo das professoras Alessandra Gasparotto, Lisiane Sias Manke e Joice Feijó, professoras da área de Ciências Sociais deste educandário, e incluiu, entre suas atividades, uma exposição arqueológica, monitorada por alunos do ICH e coordenada pela turismóloga Mariciana Zorzi.
A atividade de visitação ao Totó foi organizada por Mariciana Zorzi, mestranda do PPG-Memória Social e Patrimôni Cultural/ICH, que preparou o grupo com uma palestra sobre pesquisa arqueológica e importância da preservação do patrimônio arqueológico. Depois, chegando ao Totó, apresentou-lhes aos trabalhos de escavação, ali sendo recebidos pelo arqueólogo Aluísio Gomes Alves, oportunizando aos jovens assistirem ao trabalho da equipe de pesquisadores e discutirem os métodos do trabalho em arqueologia, bem como tomarem conhecimento das descobertas arqueológicas da região.
As escavações no Totó fazem parte de um projeto mais amplo, o “Mapeamento Arqueológico de Pelotas e Região”, coordenado pelo arqueólogo Fábio Vergara Cerqueira e desenvolvido desde o ano de 2002. A autorização foi recentemente renovada pela Portaria IPHAN n. 8, de 16 de abril de 2010, da Coordenação de Pesquisa e Licenciamento Arqueológico, publicada no Diário Oficial da União, Sessão 1, n. 73, dia 19 de abril de 2010, conferindo responsabilidade institucional ao Lepaarq/ICH/UFPel.