Curso de Casqueamento e Ferrageamento Mirim/Juvenil

29 de Março de 2010

ceval-3.JPG Marcando o recomeço das ações especiais do projeto de extensão vinculado ao ProExt 2009, “Ação Interdisciplinar a Carroceiros e Charreteiros na periferia de Pelotas-RS”, neste sábado(27), no Ambulatório de Veterinária, próximo à comunidade Ceval (antigo prédio de inservíveis da UFPel), foi realizado um curso teórico prático de casqueamento e ferrageamento de equinos para iniciantes. Para este curso foram selecionadas dez crianças entre 8 a 14 anos.
O curso tem como objetivo mostrar a importância do casqueamento e ferrageamento dos cavalos, informar sobre a importância do bem-estar e sanidade animal, motivar as crianças a conhecer a ‘arte’ de Casquear e Ferrar Cavalos, que pode para eles tornar-se uma profissão e garantir um futuro melhor, principalmente para estas famílias, que mantêm seu sustento utilizando o trabalho do cavalo de tração, como carroceiros e catadores de lixo.
A equipe que participou da atividade foram o professor Carlos Eduardo Wayne Nogueira (coordenador), Lenara Stelmach (Assistente Social), Rafael lara (ferreiro profissional - voluntário), Cahuê Paz, Lorena Feijó e Douglas Oliveira (acadêmicos de medicina veterinária - instrutores).
Este encontro demonstrou o fortalecimento e aceitação da comunidade para com os projetos extensionistas. As atividades exercidas pelo grupo, como o atendimento ambulatorial gratuito oferecido duas vezes por semana, é evidenciado pela sua inserção na comunidade há mais de dez anos, promovendo a interação entre Comunidade/Universidade com o intuito de orientar e treinar alunos extensionistas e oferecer uma oportunidade de educação e inserção para minimizar a exclusão social desta parcela da população.