Engenharia Hídrica faz trote ecológico

26 de Março de 2010

Neste ano de 2010, a comemoração do Dia Mundial da Água, em 22 de março, coincidiu com a recepção dos calouros da UFPel. O grupo PET, os alunos  veteranos e os professores da Engenharia Hídrica organizaram  o “trote ecológico”, uma atividade de caráter educativo e de conscientização, especialmente preparada para a recepção dos calouros do curso.

As atividades tiveram seu início na manhã de segunda-feira(22) com uma coleta simbólica de resíduos sólidos coletados nas areias da Praia Laranjal. O primeiro ponto de coleta foi em frente ao shopping Mar de dentro, o segundo ponto, em torno do Trapiche e o terceiro na Barra, próximo à moradia de pescadores.

A ação que previa o recolhimento de materiais recicláveis, como metais, plásticos, papéis e vidros, proporcionou um momento de integração entre o curso, calouros e a comunidade local, que através da distribuição de cartilhas educativas experimentaram atividades que permitiram um primeiro contato com os mananciais hídricos da região e a possibilidade de, no dia em que o planeta referencia esse recurso natural, observar a importância da conscientização relativa à disposição adequada de resíduos para minimizar a contaminação dos mananciais hídricos.

Os moradores ribeirinhos interagiram com o grupo, elogiando a iniciativa dos alunos, salientando a importância de receber informações relativas ao ambiente em que vivem, indicando atitudes simples para preservar a qualidade destes recursos.

Durante a tarde os alunos foram até o canal do Pepino e na Casa de Bombas do  Anglo, conhecer a realidade local e dar um sinal de alerta, levando a proposta de conscientização aos moradores, passando algumas informações sobre a água e os problemas causados devido a ação antrópica.

No final da tarde o grupo seguiu até o centro de depósito de resíduos recicláveis do SANEP e receberam instruções sobre o funcionamento da coleta de resíduos em escolas públicas e a coleta seletiva em domicílios da cidade, depositando suas coletas no local. Por fim os alunos foram até o Aterro Controlado de Pelotas e receberam informações sobre os procedimentos para a instalação e funcionamento do mesmo.

A atividade proporcionou  interação entre os alunos do curso, levando conhecimentos iniciais a eles e a uma parcela da população, que vive ao redor de alguns mananciais hídricos, além de tornar perceptível o fato de que ainda hoje a população não está totalmente conscientizada em relação a determinadas ações que elas realizam e que acabam prejudicando-as diretamente.